13 Provas Sólidas Da Bíblia Que Curar E Sempre A Vontade De Deus

A Bíblia é tão clara que a cura física é a vontade de Deus, como é clara que a libertação de pecado é a vontade de Deus. Às vezes não vemos algumas destas provas tão claramente em traduções modernas, mas uma compreensão das línguas originais torna isso ainda mais claro.

Aqui há algumas das provas principais que curar é sempre a vontade de Deus. Isso é somente um resumo para que você possa estudar mais.

1. Quais São Os Benefícios De Deus?

Salmo 103 manda abençoar o Senhor e não esquecer nenhum dos seus benefícios. Os dois primeiros benefícios que a passagem nomeia são que Deus perdoa todos os nossos pecados e cura todas as nossas doenças. Poderia ser mais claro do que isso?

2. Cristo Nos Redimiu Da Maldição Da Lei

Deuteronômio 28 dá a bênção da lei sob a Antiga Aliança para a obediência, e a maldição da lei por desobediência. A maldição inclui muitas doenças especificamente, e, em seguida, ele passa a incluir “todo tipo de doença e desastre não registrados no livro da lei.”[1]

Gálatas 3:31 diz que Jesus nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós. A maldição da lei inclui todas as enfermidades e doenças imagináveis, e Jesus nos resgatou destes. Bem simples, Hã?

3. Nós Temos Uma Aliança Melhor Com Promessas Melhores

A Antiga Aliança incluiu a cura. Vemos isso em versos como Êxodo 15:26, onde Deus prometeu que se os Israelitas obedeceram a ele que ele não traria sobre eles nenhuma das doenças que ele trouxe sobre os Egípcios.

Na verdade, o registro da escritura nos diz que os israelitas aproveitavam de saúde durante todos os 40 anos no deserto, exceto quando eles desobedeceram a Deus. Salmo 105:37 diz não havia nenhuma pessoa fraca entre os seus tribos. No entanto, a escritura nos diz que temos uma aliança superior com melhores promessas.[2] Essa aliança não é baseada em nossa obediência que muitas vezes fica aquém, mas no sacrifício de Cristo.

Moisés contemplou a glória de Deus, de modo que quando ele morreu com a idade de 120 ele tinha a visão perfeita e era forte como um homem jovem.[3] No entanto, a glória que Moisés contemplou empalidece em comparação com a glória muito maior a que temos acesso a em Jesus.[4] (2 Cor. 3:7-11)

4. Prototipos Da Expiação De Jesus No Antigo Testamento Incluíram A Cura Física

Um exemplo disto é encontrado em Números 21, onde os israelitas pecaram e foram mordidos por serpentes. Deus mandou Moisés fazer uma serpente e colocá-lo em um poste. Qualquer pessoa que foi mordido podia ser curado e vivir se olhasse a serpente.

Jesus deixou claro que esta história prenunciou sua morte. em João 3:14 Jesus disse que ele seria levantado (Na cruz) assim como Moisés levantou a serpente, para que todo aquele que crê tenha a vida eterna nele.

Outro exemplo notável é encontrado em 2 Crônicas 30, quando Deus curou as pessoas enquanto celebravam a Pascoa. A Páscoa claramente é outro protótipo de Jesus e do sacrifício dele. Estes não são os únicos protótipos da expiação de Jesus onde vemos a cura física, mas são apenas dois exemplos.

5. Jesus Considerou A Doença Uma Obra Do Diabo

Vemos isso em Atos 10:38, que diz que Jesus andava curando todos os que estavam sob o poder do diabo. Também vemos isto em Lucas 13, onde Jesus disse que uma mulher aleijada tinha sido “amarrada por Satanás por 18 anos longos.” 1 João 3:8 nos diz a razão pela qual Jesus se manifestou: para destruir as obras do diabo.

6. Jesus Considerou A Cura Física Uma Prova De Sua Autoridade Para Perdoar Pecados

Isto é encontrado em Marcos capítulo 2. Quatro amigos de um homem paralisado o rebaixaram para dentro da casa através do telhado para que pudessem levá-lo a Jesus. Jesus disse-lhe “Seus pecados estão perdoados.” Os fariseus ficaram zangados e começaram a sussurrar “quem é este para perdoar pecados?” Jesus disse-lhes “Observam, e vocês vão ver a minha autoridade para perdoar pecados,” e, em seguida, disse ao paralítico “Pegue a sua cama e ande!” Jesus considerou a cura física uma demonstração de sua autoridade para perdoar pecados.

Não somente isso, Jesus passou a autoridade para perdoar pecados aos seus discípulos. Veja João 20:23.

7. Jesus Ordenou Que Todos Os Seus Seguidores Curassam Os Doentes E Fizessem As Mesmas Obras Que Ele Fez

Como já vimos no segundo capitulo, Jesus mandou seus discípulos a curar os enfermos, e depois estendeu esta comissão para todos os discípulos futuros em Mateus 28.

Em Marcos 16, Jesus disse que os sinais que seguiriam seus discípulos incluiriam “Imporão as mãos sobre os enfermos, e eles vão se recuperar.” Jesus disse em João 14:12 que aqueles que acreditaram nele fariam as mesmas obras e maiores. Qualquer coisa que temos um mandato bíblico pra fazer é certamente a vontade de Deus.

8. A Cura E Parte Da Natureza Imutável De Deus

Um nome em hebraico é bastante significativo. É uma revelação do caráter. Um dos nomes de Deus, que Ele falou diretamente no Êxodo 15:26, é “O Senhor Que Te Cura.” A cura é uma parte integral da natureza de Deus. A escritura diz repetidamente que Jesus curou porque ele teve compaixão do povo. (Mat. 14:14) Jesus curou porque era sua natureza fazê-lo. O principal motivo que a Escritura nos dá para os milagres de cura de Jesus’ não é para provar sua divindade, mas sua compaixão. Se Jesus curava somente para provar sua divindade, por que ele teria encomendado os seus discípulos a curar os doentes?

Jesus é o mesmo ontem, hoje, e para sempre. (Heb. 13:8) A natureza de Deus não muda. (Mal. 3:6) Jesus tem a mesma compaixão hoje como a compaixão que o motivou a curar todos os que o tocaram 2000 anos atrás. Ele é a cabeça, e nós somos o seu corpo, crescendo em todas as coisas em Jesus até chegar ao “plenitude da estatura de Cristo.” (Ef. 4:12-16) Quando nos sentimos compaixão, estamos sentindo o coração de Deus e isto deve nos motivar a fazer as obras de Cristo.

9. Uma Dicotomia Falsa Entre O Espiritual E O Físico É Herética E Não É Científico

Como já vimos, os gnósticos negaram que Jesus veio na carne porque seu sistema de crenças implicou uma falsa dicotomia entre o corpo e o espírito. A ideia de que Jesus veio na carne ofendeu a eles. Se o mundo físico era mau, um Deus santo não poderia ter vindo em um corpo humano. O apóstolo João chamou tal ensino “anticristo.”

O ser humano não é apenas um espírito. O ser humano é um corpo, uma alma, e um espírito, e Jesus veio para salvar as pessoas. A escritura reflete isto. Deus se importa com o seu corpo tal como ele se importa com o seu espírito. Ele se importa com toda a pessoa e é capaz de “salvar totalmente”  (Heb. 7:25) aqueles que vêm a Deus por meio dele.

Tal dicotomia falsa também não é científico. O corpo, a alma, e o espírito afetam uns aos outros intimamente. A ciência confirma isso. Por exemplo, alguns cientistas, como a Dra. Caroline Leaf, dizem que a maioria das doenças são causadas principalmente por padrões de pensamento não saudáveis, estresse ou falta de perdão que afetam fisicamente nossos corpos através de nossos sistemas nervoso e endócrino.

Negar a doutrina bíblica de redenção para o corpo enfraquece as doutrinas bíblicas da redenção para a alma e o perdão dos pecados. Isso leva a um evangelho teórico que carece de poder. A Escritura adverte contra a doutrina da aqueles que têm uma forma de piedade, mas negam o seu poder. (2 Tim. 3:5)

10. Jesus Carregou Sobre Si Mesmo As Nossas Dores E Enfermidades, Assim Como Ele Levou Os Nossos Pecados

Uma tradução literal de Isaias 53 diz que Jesus carregou as nossas dores e nossas doenças. Ela usa a mesma linguagem para dizer que Jesus carregou as nossas dores e enfermidades como ele usa para dizer que Jesus carregou nossos pecados e levou as nossas iniquidades. Ela diz que Deus feriu a Jesus e o fez doente para a nossa redenção, e há cura para nós nas feridas’ de Jesus. Este é linguagem metafórico?

Olhe para onde essas palavras hebraicas são usadas anteriormente na escritura. A palavra hebraica “dor” se usa muitas vezes antes disso no Velho Testamento e quase sempre refere ao dor físico. O livro de Jó usa a outra palavra para falar da doença física, embora às vezes é usado mais figurativamente. Qualquer um pode ver isso com software de estudo da Bíblia.

Mas o que torna a natureza física dessas enfermidades e dores indiscutível é Mateus 8:16-17. Jesus estava curando multidões de pessoas. Mateus 8:16 diz que ele curou a todos. então Mateus 8:17 diz que isto foi para cumprir as palavras de Isaías que Jesus carregou as nossas doenças e enfermidades. Mateus está citando diretamente a Isaías.

Não podemos escapar desse fato. Mesmo traduções que traduzem a Isaías 53 figurativamente traduzem a citação de Isaías 53 em Mateus 8 literalmente. O contexto de cura física é inegável. Qualquer tentativa de contornar este ponto é fraco e irracional. 1 Pedro 2:24 também cita Isaías 53 diretamente dizendo “por suas chagas fostes curados.” Novamente, mesmo traduções que tratam Isaías 53 figurativamente traduzem a citação dele em 1 Pedro literalmente.

Os animais para ofertas pelo pecado no Antigo Testamento nunca foram torturados. Eles morreram com pouca dor. Se o sacrifício de Jesus fosse apenas pelo pecado, seu corpo não precisaria ser quebrado. Seu sangue derramado seria o suficiente. Mas o sangue de Jesus foi derramado por nossos pecados e seu corpo foi quebrado para nossa cura. O apóstolo Paulo disse aos Coríntios que alguns deles estavam doentes porque não discerniram o corpo de Cristo.

Por que alguns tradutores traduziram Isaías 53 figurativamente e não literalmente? As implicações de uma tradução literal mexeram com suas cabeças e destruíram suas tradições religiosas enraizadas no gnosticismo!

11. Jesus É A Revelação Exata Da Vontade E Da Natureza De Deus

Jesus disse a seus discípulos que ele não reteve nada deles, mas revelou-lhes tudo  (Joao 15:15) que o Pai tinha feito conhecido a ele. Deus fez-nos conhecer o mistério da sua vontade, definindo-o em Cristo. (Ef. 1:9) Ele nos falou por meio do seu Filho Jesus.  (Heb. 1:1) A vontade de Deus não é um mistério. Se você quiser conhecê-la, olhe para Jesus.

O reflexo perfeito do caráter e natureza de Deus só pode ser visto em Jesus, que é a imagem do Deus invisível. (Col. 1:15) Ver a Jesus é ver a Deus e conhecer a sua vontade. E Jesus curou cada pessoa que veio a ele ou tocou a ele. (Mat. 12:15) sem exceções. Ele passou por todas as cidades e aldeias, curando TODAS as enfermidades e doenças. (Mat. 9:35) Uma grande parte do que a Escritura nos diz sobre Jesus é o seu ministério de cura. Jesus revelou a natureza de Deus e a vontade de Deus pelo que ele disse e fez.

12. A Linguagem Que A Escritura Usa Para A Salvação Se Aplica Igualmente À Cura Física Como Faz Para A Regeneração Do Espírito

A palavra Grega “sozo” na Biblia é usada para a cura física é para a redenção da alma também. Não é uma palavra que é apenas espiritual. A visão espiritualizada da salvação veio através da heresia gnóstica e a filosofia grega, não de escritura.

Efésios 2:8 (ARC) Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus.

 Joao 3:17 (ARC) Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.

 Marcos 6:56 (ARC) E, onde quer que entrava, ou em cidade, ou em aldeias, ou no campo, apresentavam os enfermos nas praças e rogavam-lhe que os deixasse tocar ao menos na orla da sua veste, e todos os que lhe tocavam saravam.

Quando é o momento de salvação? É sempre agora. Agora é a hora da salvação e o dia do favor de Deus. (2 Cor. 6:2) Deus não está esperando para curar ninguém, assim como ele não está esperando para perdoar pecados. Se alguém ainda duvida, Tessalonicenses fala claramente sobre a salvação aplicada ao corpo no presente e antes da vinda de Cristo, de acordo com as outras escrituras.

1 Tessalonicenses 5:23 (ARC) E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

13. O Reino De Deus Está Sempre Em Expansão

A Escritura mostra Deus revelando-se continuamente até o culminar da revelação quando Jesus veio como homem. Daniel profetizou de Jesus, dizendo que ele seria uma pedra não cortada por mãos humanas (Dan. 2:31-35) que destrói as nações da terra e depois cresce para se tornar uma montanha que enche a terra. A Escritura diz que o mundo certamente será cheio do conhecimento da glória de Deus, como as águas cobrem o mar. (Hab. 2:14)

Como é que Jesus cresce para se tornar uma montanha que enche a terra? Através da igreja, que é o seu corpo. As obras de Jesus aumentam através de seu corpo. Negar que o Espírito de Cristo habita na igreja é outra maneira de negar a encarnação. Para a cura cessar Deus teria de falhar em seu propósito de colocar o seu Espírito nos homens. Para a cura cessar, a rocha teria de encolher e desaparecer em vez de crescer para se tornar uma montanha que enche a terra. Se a cura tivesse cessado, as palavras de Jesus “É melhor para vocês que eu saia, porque estou lhes enviando o Espírito Santo” (Joao 16:7) não fariam sentido nenhum. Se a cura tivesse cessado seria pior para nós que Jesus ascendeu, é não melhor.

Eu não vejo como alguém pode acreditar que a Bíblia é a palavra de Deus e rejeitar estas declarações e ensinamentos claros nas escrituras. A Escritura é tão clara, então por que questioná-la?

(Este artigo foi publicado pela primeira vez em inglês aqui.)

[1] Deuteronômio 28:61

[2] Hebreus 8:6

[3] Deut. 34:7

[4] 2 Cor. 3:7-11

Marcado com: ,
2 comentários sobre “13 Provas Sólidas Da Bíblia Que Curar E Sempre A Vontade De Deus
  1. Edgleusa disse:

    Amem. Amem. Graças a Deus que a vontade de Deus e nos curar. Por isso q creio na cura de meu corpo no ome de Jesus Cristo. Me ajude em oraçao por minha saude. Tenho um nodulo na mama.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*