A Resposta à Pergunta De Jó

Eu nunca vi um milagre acontecer através de minhas mãos até que eu fique convencido de que a cura é sempre a vontade de Deus. Pensei que a cura normalmente era a vontade de Deus, mas deve haver algumas exceções. Jó e espinho de Paulo na carne foram os obstáculos para mim. Quando tirei estes obstáculos do caminho, começou uma vida de milagres .

Bill Johnson fez uma declaração poderosa quando disse “Jó foi a pergunta. Jesus é a resposta.” Foi o ensino de Bill sobre Jó que me incentivou a reconsiderar minha perspectiva. Esta mudança de perspectiva mudou minha vida para sempre.

A escritura diz que Jesus é a imagem do Deus invisível (Colossenses 1:15) e ninguém pode ver a Deus exceto através de Jesus. (João 1:18) Estas escrituras tornam claro que não podemos ver uma imagem perfeita de Deus através do Jó ou através de qualquer outra pessoa além de Cristo. Até Jesus, todas as revelações foram parciais. John G. Lake disse que pensava da vida de Jesus como “o tribunal supremo da escritura.” Em outras palavras, se algo não parece claro, vamos olhar para a vida de Jesus para resolver a questão. Jesus curou todos os que vieram a ele, e ele nunca disse a ninguém “Eu não vou te curar you, porque Deus está usando esta doença para formar o seu caráter”

Essas são verdades poderosas. Eu gostaria de adicionar mais algumas observações que colocaram as coisas em termos simples para mim, de forma que eu nunca mais fique confuso com o livro de Jó. Aqui estão…

Temos O Que Jó Precisava Para Vencer O Acusador!


Vemos nos primeiros dois capítulos de Jó como Satanás atacou a Jó —acusando-o diante de Deus. Ele atacou a Jó da mesma forma que ele nós ataca, com ataques de acusação!

Revelação 12:10-11 (NVI-PT) Então ouvi uma forte voz dos céus que dizia: “Agora veio a salvação, o poder e o Reino do nosso Deus, e a autoridade do seu Cristo, pois foi lançado fora o acusador dos nossos irmãos, que os acusa diante do nosso Deus, dia e noite., Eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do testemunho que deram; diante da morte, não amaram a própria vida.

O que entendemos com isto? Nós temos o que precisamos para vencer o Acusador! Nós temos o sangue do Cordeiro! Jó não tinha uma revelação do evangelho. O livro de Jó nos mostra que até o melhor dos homens precisa de um Salvador. Até o melhor dos homens estava sob o poder de Satanás e no domínio das trevas até que Jesus nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor. (Colossenses 1:13 NVI-PT) Jó não era uma excepção. Quando Deus disse a Satanás “Jó está em suas mãos”, ele estava simplesmente declarando um fato. Jó estava no domínio das trevas. A declaração no Antigo Testamento que um homem era “inocente” não significa que era uma pessoa sem pecado. O Antigo Testamento também diz que o Rei Davi era inocente, mas ele anota várias vezes que Davi pecou.

Romans 3:9-12 (NVI-PT) Já demonstramos que tanto judeus quanto gentios estão debaixo do pecado.. Como está escrito:: “Não há nenhum justo,, não há nem um sequer”; não há ninguém que entenda; ninguém que busque a Deus. Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis;; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer”.

Jó precisava vencer o acusador, tal como nos precisamos, mas ele ainda não tinha visto o perfeito Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. O livro de Jó nos mostra por que nós precisamos do sangue de Jesus.

Temos O Mediador Que Jó Precisava!


Ouçam as palavras de Jó no capítulo nove. Traz lágrimas aos meus olhos quando eu percebo como Jesus é a resposta ao clamor do coração de Jó.

Jó 9:32-35 (ARC) “Porque Ele não é um homem, como eu , a quem eu responda, vindo juntamente a juízo. Não há entre nós árbitro (mediador) , que ponha a mão sobre nós ambos. Tire ele a sua vara de cima de mim, e não me amedronte o seu terror. Então, falarei e não o temerei; porque, assim, não estou em mim..

Jó queria se encontrar com Deus face a face, como a um homem. Deus respondeu a pedido de Jó através do envio de Jesus como um homem. Deus tornou-se um de nós, como nós em todos os sentidos! Porque Jesus veio na carne, podemos nos aproximar a Deus face a face. Deus não é mais um mistério. Podemos vê-lo como ele realmente é.

Jó precisava de um mediador entre ele e Deus. Jesus é o mediador que precisava !

1 Timothy 2:5 (NVI-PT) Porque  um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem

Jesus veio num corpo humano. Nós temos um mediador! Assim como no pleito de Jó, Jesus removeu a vara de nós e nos reconciliou com Deus para que não precisamos ser aterrorizados pelo medo Dele e assim podemos chegar com confiança em Sua presença. Obrigado Jesus!

Nos Temos A Propiciação Que Jó Precisava!


Vemos no livro de Jó que os três amigos de Jó não falavam o que era certo, e Jó justificou a si mesmo, em vez de Deus. (Jó 32:3) Mas havia um homem mais novo, Elihu, que falou com sabedoria. Considere as palavras de Eliú em Jó capítulo 33:

Jó 33:21-26 (ARC) Desaparece a sua carne a olhos vistos; e os seus ossos, que se não viam, agora aparecem.  A sua alma se vai chegando à cova, e a sua vida, ao que traz morte. Se com ele, pois, houver um mensageiro, um intérprete (mediador, como dissem outras versões), um entre milhares, para declarar ao homem a sua retidão, então, terá misericórdia dele, e lhe dirá, Livra-o, que não desça à cova; já achei resgate; Sua carne se reverdecerá mais do que na sua infância, e tornará aos dias da sua juventude. Deveras, orará a Deus, que se agradará dele, e verá a sua face com júbilo, e restituirá ao homem a sua justiça.

Eliú diz que, se houvesse um mediador e um resgate, a carne do homem doente se tornaria como a de uma criança, e ele voltaria aos dias da sua juventude. Nós já vimos que temos um mediador em Jesus. A palavra “resgate” aqui significa expiação, que é como a versão Literal de Young traduz. Não só temos o mediador que Jó precisava, mas temos a propiciação que Jó precisava. Ele é Jesus!

1 João 2:2 (NVI-PT) E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.

O livro de Jó diz que se houvesse uma propiciação, a carne deste homem doente se tornaria como a carne de uma criança e sua juventude seria restaurada. Temos essa propiciação em Jesus, que levou não só os nossos pecados e a nossa iniqüidade, mas também as nossas dores e enfermedades em seu corpo! (Isaías 53:3-5, 10-11 YLT ) Graças a Deus que por causa da propiciação’ de Jesus, as promessas de cura e juventude renovada são para nós!

Salmo 103:2-5 (NVI-PT) Bendiga o Senhor, a minha alma! Não esqueça nenhuma de suas bênçãos! É ele que perdoa todos os seus pecados e cura todas as suas doenças, que resgata a sua vida da sepultura e o coroa de bondade e compaixão, que enche de bens a sua existência, de modo que a sua juventude se renova como a águia.

Meus amigos, como poderia ser mais clara? Temos exatamente o que Jó precisava. Podemos nos aproximar a Deus face a face, como a um homem, temos um mediador, e temos uma propiciação perfeita. Que isto resolve a questão de uma vez para sempre, e que você nunca mais se encontra confuso pelo livro de Jó.

O livro de Jó contém uma revelação tão maravilhosa de Jesus e de redenção! Depois de nos mostrar a necessidade de Jesus e corrigir os pensamentos defeituosos de Jó e seus amigos, termina com duas vezes mais sendo restaurado para Job do que tudo o que ele tinha perdido. É tão triste que muitos interpretem erroneamente este livro das escrituras para obscurecer a revelação da Nova Aliança em Jesus a qual ele nos leva!

(Este artigo foi publicado pela primeira vez em inglês aqui.)

Marcado com: , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*