O Que Era O Espinho Na Carne De Paulo?

A ultima vez vimos por que o espinho na carne “espinho na carne” não tinha nada a ver com orgulho. “ser exaltado” aqui não era uma coisa negativa como o orgulho, mas foi uma coisa positiva! “Exaltado” significa simplesmente “levantado.” O evangelho nos eleva. O Espírito Santo nos eleva. Revelações celestes, como Paul tinha podem levantar-nos extremamente alto no conhecimento de Jesus e em uma perspectiva celestial. A escritura nos ensina em Efésios 1 e 2 que pela ressurreição de Cristo fomos ressuscitados e sentados com Ele nos lugares celestiais, muito acima de todo poder e autoridade. Como seria se realmente acreditassemos tanto nesta verdade que agissemos conforme a ela?

O efeito das revelações celestes que foram dadas a Paulo era para humilhá-lo e levá-lo a ser exultado em influência para espalhar o evangelho, e também no exercício de autoridade sobre os poderes das trevas nos lugares celestiais.[1] Porque a passagem passa a falar sobre os espancamentos e as perseguições de Paulo, é razoável supor que este poder demoníaco provavelmente foi enviada para agitar as multidões de motim contra Paulo, a fim de impedir a sua eficácia e influência para o evangelho.

O “Espinho Na Carne” Era Uma Doença?


Alguns têm presumido (como eu fazia) que este “Espinho na carne” era uma doença física. Contudo, não há nada no contexto que sugira isso. Ele foi enviado para “esbofetear” a ele, o que no contexto se refere aos espancamentos e perseguições que Paulo suportou. A palavra “esbofetear” fala de golpes repetidos, e não de uma doença crônica.

Algumas das traduções (em ingles) parecem, à primeira vista, apoiar a idéia de que era uma doença física. Vejam, por exemplo, na tradução KJV do verso (Aqui estou traduzindo uma das traduções que existe em ingles para o portugues. Felizmente, esta inconsistência não se encontra nas traduções em português) 9:

2 Corintios 12:9 (:) (KJV) Mas ele me disse:, “A minha graça é suficiente para você: pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. De boa vontade pois me gloriarei nas minhas enfermidades, para que o poder de Cristo habite em mim.

Note-se que exactamente a mesma palavra, no mesmo contexto, é traduzida de duas maneiras diferentes aqui! Por quê? A palavra grega atrás da tradução “fraqueza” e a tradução “enfermidades” é a mesma.[4] Muitas traduções mais modernas traduzem melhor aqui, traduzindo-lo consistentemente como “fraqueza.”

Esta palavra, que significa “fraqueza” ou “fragilidade,” às vezes pode ser usada referindo-se a doenças físicas, mas certamente não é sempre usada em referência a doença física! Na verdade, uma busca no dicionário vai mostrar que mesmo a palavra Inglês “enfermidade” nem sempre é utilizada em referência à doença física. Imediatamente depois de falar sobre este “espinho na carne,” Paulo continua a descrever as suas perseguições e as dificuldades de suas viagens ministeriais, e fala nada de doença.

Por que imaginamos que o espinho foi alguma coisa além do que a Escritura diz que foi-um anjo de Satanás? Ainda mais, como podemos tentar negar uma promessa clara de escritura por uma interpretação especulativa que o contexto não indica e que contradiz o que lemos em muitas outras escrituras?

Um “Espinho Na Carne” Era Uma Expressão Figurativa Do Antigo Testamento


Talvez você esteja perguntando, “Se ser exaltado era uma coisa positiva para o avanço do Reino dos Céus, e Satanás estava tentando impedir isto, por que Deus se recusou a remover este ‘espinho na carne?”

Quando Paulo falou deste “Espinho na carne,” ele estava fazendo uma referência a uma figura de linguagem no Antigo Testamento. Quando Deus ordenou aos israelitas que habitassem a Terra Prometida, deu-lhes ordem para derrotar completamente os habitantes:

Êxodo 23:23-24 (:) (NVI) O meu anjo irá à frente de vocês, e os fará chegar à terra dos amorreus, dos hititas, dos ferezeus, dos cananeus, dos heveus, e dos jebuseus: e eu os exterminarei.. Não se curvem diante dos deuses deles, nem lhes prestem culto, nem sigam as suas práticas: Destruam-nos totalmente, e quebrem as suas colunas sagradas..

Estas nações pagãs que os israelitas tinham que expulsar são muitas vezes vistas como símbolos de poderes demoníacos que enfrentamos hoje. Note que Deus disse que Ele iria exterminar-os, mas no versículo seguinte lemos que os israelitas foram ordenados a destruir-os. Ao longo da escritura vemos uma parceria com Deus e os homens. Deus faz a sua parte, e nos também temos uma responsabilidade. Deus prometeu exterminar estes povos, mas os israelitas também tiveram que ir para a guerra e expulsá-los.

Mais tarde, lemos que, se Israel não expulsasse estes povos, eles se tornariam espinhos nas costas dos israelitas. Quando Paulo falou deste “Anjo de Satanás” que era um “Espinho na carne,” ele estava aludindo às nações pagãs que os israelitas foram ordenados a expulsar.

Números 33:55 (:) (NVI-PT) Se, contudo, vocês não expulsarem os habitantes da terra; aqueles que vocês permitirem ficar, se tornarão farpas em seus olhos, e espinhos em suas costas., Eles lhes causarão problemas na terra em que vocês irão morar.

Aprendendo A Guerra


No capítulo 3, de Juizes, lemos que Deus não expulsou estas nações que eram “espinhos nas costas” de diante dos israelitas immediatamente. A razão para isto nos dá para entender por que Deus se recusou a remover o “Espinho na carne” que estava atormentando Paulo.

Juízes 3:1-3 (NVI-PT) São estas as nações que o Senhor deixou para pôr à prova todos os israelitas que não tinham visto nenhuma das guerras em Canaã (fez isso apenas para treinar na guerra os descendentes dos israelitas, pois não tinham tido experiência anterior de combate): os cinco governantes dos filisteus, todos os cananeus, os sidônios, e os heveus que viviam nos montes do Líbano, desde o monte Baal-Hermom até Lebo-Hamate.

Deus havia ordenado aos israelitas que expulsassem totalmente a estes povos! Sua recusa em expulsá-los todos immediatamente, de uma vez, certamente não implica que os israelitas deveriam tolerar ou submeter-se a estes povos pagãos, que podemos ver como simbólicos de forças demoníacas hoje. Mas Deus queria que eles aprendessem a guerra. Deus queria que ELES expulsassam os habitantes da terra. Vamos olhar para o que A Bíblia Viva (Uma tradução bíblica em inglês) diz nos versos um e dois desta passagem:

Juízes 3:1-2 (TLB (A tradução desta versão da bíblia que esta em inglês))Aqui está uma lista das nações que o Senhor deixou na terra para testar a nova geração de Israel que não tinham experimentado as guerras de Canaã. Porque Deus queria dar oportunidade para a juventude de Israel a exercer fé e obediência em conquistar seus inimigos.

Deus prometeu aos israelitas que ele iria expulsar seus inimigos de diante deles, mas também mandou ELES a expulsar seus inimigos. Havia uma parte que era responsabilidade de Deus e uma parte que era a responsabilidade deles. Do mesmo jeito, o Novo Testamento ensina que Jesus triunfou sobre os poderes do mal na cruz.[1] Contudo, ele também nos ensina a combater o bom combate (1 Tim. 6:12)[2] e ficar firmes contra o mal (Ef. 6:11).[3]

Às vezes, a gente quer que Deus faça tudo para nos e nos tire de qualquer situação ou problema que enfrentamos. Às vezes ele pode nos tirar de uma situação. Mas a Escritura ensina que Deus deseja que nos vencemos pelo poder do seu Espírito Santo vivendo em nós! Colossenses diz que é Cristo em nós que é a nossa esperança da glória[4]-Não diz que nossa esperança de gloria é Deus em algum lugar lá em cima no céu. Da mesma maneira que Deus queria que os israelitas aprendessam a guerra, ele também quer nos aprendemos a combater no Espírito! Ele quer que aprendemos a superar o mal pelo poder do seu Espírito Santo habitando em nós.

Deus Sempre Nos Leva Em Vitória E Nos Da Poder Para Vencer!


Deus se recusou a remover o espinho na carne de Paulo, intervindo externamente contra este “Anjo de Satanás,” dizendo “A minha graça te basta.” Muitas pessoas leram isso como se disse “A minha graça te basta para deitar-se e sofrer pacientemente enquanto este anjo de Satanás bate em você.” Nada poderia estar mais longe da verdade, embora Satanás gostaria que nós acreditamos isso! A graça de Deus foi suficiente para o que? Para superar e vencer! Deus sempre tem vitória para nós. Sua graça é suficiente para que nós superamos qualquer poder do mal que podemos enfrentar.

1 Corintios 15:57 (NVI-PT) Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo..

2 Corintios 2:14 (NVI-PT) Mas graças a Deus, que sempre nos conduz vitoriosamente em Cristo , e por nosso intermédio exala em todo lugar a fragrância do seu conhecimento.

“Anjo de Satanás” foi enviado para “esbofetear” Paulo, provavelmente provocando as multidões a tumultos contra ele. Isso não tinha nada a ver com impedir-lo de tornar-se arrogante, mas era para impedir-lo de ser exaltado por Deus com influência para o bem do evangelho e do Reino dos céus. Joe McIntyre observou que Daniel recebeu revelações por causa de sua humildade, e foi provavelmente por causa da humildade de Paulo de que ele recebeu essas revelações do Senhor para exaltar-lo.

Deus se recusou a arrancar Paul fora desta batalha ou salvá-lo externamente, mas prometeu “A minha graça é suficiente para você superar e vencer tudo o que se levanta contra o meu reino.”Deus estava dizendo “Esta é a sua parte, Paulo. Eu quero que você aprenda a guerra. Eu quero que você supere isto, e eu te dei a graça de fazê-lo “.

Outro paralelo no Antigo Testamento a esta passagem encontra-se na história de Moisés. Os israelitas foram presos entre o exército egípcio e o Mar Vermelho. Moisés clamou a Deus por libertação, mas Deus respondeu:

Êxodo 14:15-16 (NVI-PT) Disse então o Senhor a Moisés: “Por que você está clamando a mim? ? Diga aos israelitas que sigam avante.. Erga a sua vara, e estenda a mão sobre o mar, e as águas se dividirão, para que os israelitas atravessem o mar em terra seca..

Deus havia prometido libertar os israelitas, mas havia uma parte que era a responsabilidade de Moisés. Deus deu a Moisés o que ele precisava para superar. Do mesmo jeito, Deus deu a Paulo a graça que ele precisava para vencer este “Anjo de Satanás.” Deus estava dizendo “Por que você clama a mim para tirá-lo desta situação? A minha graça é suficiente para você ser vitorioso!”

Se este “Anjo de Satanás” era a força demoníaca fazendo com que as multidões deram motim e bateram no Paulo, parece que Paul acabou por superá-lo. O final do livro de Atos diz:

Atos 28:30+31 (AMPC (De novo, traduzindo uma versão bíblica em inglês)) Após disso Paulo viveu lá por dois anos inteiros [às suas próprias custas] em seu próprio alojamento alugado, e ele recebeu todos os que vieram a ele, pregando para eles o reino de Deus e ensinando-lhes sobre o Senhor Jesus Cristo com ousadia e abertamente, e sem ser incomodado ou impedido.

O Paulo finalmente conseguiu pregar o evangelho pacificamente, sem ninguém “esbofeteando ”a ele! Essa vitória não se deveu à intervenção externa de Deus, Mas porque Paulo continuou a avançar e superar pela graça de Deus trabalhando nele.

(Este artigo foi publicado em ingles aqui.) 

[1] Colossenses 2:15

[2] Timothy 6:12

[3] Efésios 6:11

[4] Colossenses 1:27

Marcado com: ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*