Jesus Veio Como Homem Porque Deus Deu Controle Na Terra Ao Ser Humano

No primeiro artigo desta série sobre o espírito do anticristo, vimos que o espírito anticristo nega que Jesus veio em carne e osso. Então, se queremos reconhecer as mentiras de um espírito anticristo, precisamos entender por que Jesus veio em carne e osso. Hoje, falamos sobre uma das principais razões pelas quais Jesus veio como homem.

Quem Tem As Chaves?


Ao longo das escrituras, vemos o desejo de Deus de relacionamento e parceria com a humanidade. Ele escolheu os seres humanos para fazer parceria com ele no cumprimento de sua vontade. Deus procurou homens e mulheres como Noé, José, Moisés, Débora Ester, Rute, Rei Davi, Isaías, Maria, Paulo, Priscila e inúmeros outros.

Deus poderia ter escolhido controlar todos os detalhes de tudo o que aconteceu. Mas ele escolheu não fazer isso. Ele queria que a humanidade compartilhasse seu trabalho, então ele deu autoridade a homens e mulheres. A intenção de Deus desde o início era que as pessoas em relacionamento correto com ele estendessem seu domínio na terra.

Salmos 8:3-6 (NTLH) Quando olho para o céu, que tu criaste, para a lua e para as estrelas, que puseste nos seus lugares — que é um simples ser humano para que penses nele? Que é um ser mortal para que te preocupes com ele? No entanto, fizeste o ser humano inferior somente a ti mesmo e lhe deste a glória e a honra de um rei. Tu lhe deste poder sobre tudo o que criaste; tu puseste todas as coisas debaixo do domínio dele:

 Salmos 115:16 (NVI-PT) Os mais altos céus pertencem ao Senhor, mas a terra ele a confiou ao homem.

 Em Salmos lemos que Deus colocou tudo debaixo do domínio do ser humano. Várias versões da Bíblia em inglês dizem neste verso “Você colocou tudo sob seu controle.”

Então, quem está em controle? Se eu te entregar as chaves de um carro, quem está em controle do carro? É muito comum ouvir na igreja que “Deus está em controle,” mas não há nenhum verso na bíblia que diz que Deus está controlando tudo. Ao contrário, vemos que Deus “deu as chaves” ao ser humano.

Qual Rei Controla Tudo?


Isso não quer dizer que Deus não está envolvido ativamente no mundo. Mas ele age respondendo a fé, e ele também age através do corpo de Cristo, a igreja. Tem muitas coisas que acontecem que não são a vontade de Deus. A escritura nos manda enfrentar essas coisas, incluindo a pobreza, a opressão espiritual, e a doença. Essas ordens não fariam sentido se Deus estivesse controlando tudo.

A palavra “soberano” realmente não significa quem controla tudo. Significa “rei.” Deus é o rei. Ele é todo-poderoso, mas ele não é todo-controlador.

Você consegue imaginar um rei fazendo tudo em seu reino? Ou controlando tudo? Os reis que são mais controladores são os que reinam com medo e terror, e nem mesmo eles controlam tudo.

John Wesley disse: “Deus não faz nada exceto em resposta à oração de fé.” Outra vez ele disse: “Parece que Deus está limitado pela nossa vida de oração – que nada pode fazer pela humanidade a menos que alguém lhe peça.” A Bíblia diz algo semelhante.

Amós 3:7 (NVI-PT) Certamente o Senhor, o Soberano, não faz coisa alguma sem revelar o seu plano aos seus servos, os profetas.

A Busca Por Um Homen Justo


Houve um problema depois da queda do homem. Embora algumas pessoas procurassem o Senhor, não havia ninguém sem pecado. Até mesmo os melhores dos homens se tornaram pervertidos pelo pecado.

 Romanos 3:9-18 (NVI-PT) Que concluiremos então? Estamos em posição de vantagem? Não! Já demonstramos que tanto judeus quanto gentios estão debaixo do pecado. Como está escrito: “Não há nenhum justo, nem um sequer; não há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus. Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer.”

“Suas gargantas são um túmulo aberto; com suas línguas enganam.” “Veneno de serpentes está em seus lábios.” “Suas bocas estão cheias de maldição e amargura.” “Seus pés são ágeis para derramar sangue; ruína e desgraça marcam os seus caminhos, e não conhecem o caminho da paz.” “Aos seus olhos é inútil temer a Deus.”

 Romanos 3:23 (NVI-PT) pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus,

 Deus deu autoridade aos humanos, e ele procurou uma pessoa justa para entrar em parceria com ele. Seu proposito sempre foi que os seres humanos em relacionamento com ele exercessem seu domínio—o domínio do céu—na terra.

No entanto, Deus não encontrou ninguém justo. Homens e mulheres faziam parceria de Deus até certo ponto, mas sempre era limitado por causa do pecado. Para cumprir seu proposito para a humanidade, Deus não quis retirar a autoridade que ele deu aos humanos. Então, ele precisava de um humano sem pecado.

 Ezekiel 22:29-31 (NVI-PT) O povo da terra pratica extorsão e comete roubos; oprime os pobres e os necessitados e maltrata os estrangeiros, negando-lhes justiça. “Procurei entre eles um homem que erguesse o muro e se pusesse na brecha diante de mim e em favor desta terra, para que eu não a destruísse, mas não encontrei nenhum. Por isso derramarei a minha ira sobre eles e os consumirei com o meu grande furor; sofrerão as conseqüências de tudo o que fizeram. Palavra do Soberano, o Senhor”.

Ezequiel descreveu a busca de Deus por um homem justo que pudesse ficar na brecha. Ele queria mostrar misericórdia, mas ele não podia fazer isso porque ele precisava de um homem para concordar com ele! No entanto, ele não encontrou nenhum homem justo.

Deus está limitado? Somente pelos limites que ele coloca em si mesmo. Ao delegar autoridade sobre a terra à humanidade e não rescindir essa autoridade, Deus limitou-se a si mesmo. Em vez de rescindir a autoridade do homem, Deus escolheu redimir o homem. De certo modo, Deus escolheu precisar do ser humano.

Para ter decidido tomar controle total de volta, ele teria que retirar o domínio que ele deu aos seres humanos e desistir de seu propósito para a humanidade – de colaborar com ele. Em vez de fazer isso, ele tinha um plano de redenção.

O capítulo 59 de Isaías descreve o mesmo dilema. Acabamos de ler parte dele, já que é citado em Romanos 3. Por questão de brevidade, selecionei alguns dos versículos principais. O capítulo começa por descrever a angústia e separação de Deus que o pecado causa. Então, novamente descreve Deus procurando sem encontrar uma pessoa justa para intervir. A conclusão? Ele esticou o próprio braço.

 Isaias 59:8-9, 11-12, 14-17, 20 (NVI-PT) Não conhecem o caminho da paz; não há justiça em suas veredas. Eles as transformaram em caminhos tortuosos; quem andar por eles não conhecerá a paz. Por isso a justiça está longe de nós, e a retidão não nos alcança. Procuramos, mas tudo são trevas; buscamos claridade, mas andamos em sombras densas…

Todos nós urramos como ursos; gememos como pombas. Procuramos justiça, e nada! Buscamos livramento, mas está longe! Sim, pois são muitas as nossas transgressões diante de ti, e os nossos pecados testemunham contra nós. As nossas transgressões estão sempre conosco,e reconhecemos as nossas iniqüidades:

Assim a justiça retrocede, e a retidão fica à distância, pois a verdade caiu na praça e a honestidade não consegue entrar. Não se acha a verdade em parte alguma, e quem evita o mal é vítima de saque.

Olhou o Senhor e indignou-se com a falta de justiça. Ele viu que não havia ninguém (Versão RSV em Inglês diz “Ele viu que não havia nenhum homem”), admirou-se porque ninguém intercedeu; então o seu braço lhe trouxe livramento e a sua justiça deu-lhe apoio. Usou a justiça como couraça, pôs na cabeça o capacete da salvação; vestiu-se de vingança e envolveu-se no zelo como numa capa…

O Redentor virá a Sião, aos que em Jacó se arrependerem dos seus pecados”, declara o Senhor.

De novo, Deus precisava de uma pessoa justa, mas não conseguiu encontrar ninguém. Então, ele trouxe vitória com o próprio braço. Como foi que Deus esticou seu braço? Quando Deus viu que não havia homem justo, ele veio como homem! Jesus veio na carne.

Porque Jesus Veio Como Homen?


Deus nunca abandonou se proposito de estender seu reino na terra através de humanos exercitando domínio em comunhão com ele. Ele nunca desistiu do seu proposito para com os humanos!

Salmos 33:11 (NVI-PT) Mas os planos do Senhor permanecem para sempre, os propósitos do seu coração, por todas as gerações.

 Isto é um dos motivos principais que a Bíblia ensina porque Jesus precisava vir na carne: Jesus precisava vir como homem porque Deus deu autoridade aos humanos, mas não havia homem justo. Os humanos abusaram desta autoridade e trouxeram a morte e a destruição. Entraram em parceria com Satanás em vez de fazer parceria com Deus, e ficaram corruptos.

Desde Adão, sempre era a humanidade que teve autoridade na terra. A vontade de Deus é cumprida quando os humanos entrem em parceria com ele. E satanás não pode fazer nada nesta terra se ele não encontrar um jeito de persuadir os humanos a concordar com ele em alguma coisa.

O capitulo 5 de Romanos descreve como a morte veio através de um homem, e como a redenção também vem através do homem. Vamos ver o que isto tem que ver com o fato que Jesus veio na carne.

Romans 5:12-21 (NVI-PT) Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram; pois antes de ser dada a Lei, o pecado já estava no mundo. Mas o pecado não é levado em conta quando não existe lei.

Todavia, a morte reinou desde o tempo de Adão até o de Moisés, mesmo sobre aqueles que não cometeram pecado semelhante à transgressão de Adão, o qual era um tipo daquele que haveria de vir. Entretanto, não há comparação entre a dádiva e a transgressão.

Pois se muitos morreram por causa da transgressão de um só, muito mais a graça de Deus, isto é, a dádiva pela graça de um só homem, Jesus Cristo, transbordou para muitos! Não se pode comparar a dádiva de Deus com a conseqüência do pecado de um só homem: por um pecado veio o julgamento que trouxe condenação, mas a dádiva decorreu de muitas transgressões e trouxe justificação. Se pela transgressão de um só a morte reinou por meio dele, muito mais aqueles que recebem de Deus a imensa provisão da graça e a dádiva da justiça reinarão em vida por meio de um único homem, Jesus Cristo.

Conseqüentemente, assim como uma só transgressão resultou na condenação de todos os homens, assim também um só ato de justiça resultou na justificação que traz vida a todos os homens. Logo, assim como por meio da desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores, assim também, por meio da obediência de um único homem muitos serão feitos justos. A Lei foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde aumentou o pecado, transbordou a graça, a fim de que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reine pela justiça para conceder vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor.

O capitulo 5 de Romanos é claro. A morte dominou através do homem pecaminoso. A vida domina através de Jesus, o homem justo. Romanos 5 estende a verdade da encarnação, ensinando que as pessoas que foram lavadas do pecado pelo sangue de Jesus e justificados também exercerão domínio em vida através de Jesus.

Jesus veio como humano porque Deus deu domínio aos humanos. Jesus veio na carne e nos libertou do pecado, então, agora nós podemos exercer domínio em vida. O reino de Deus agora pode ser estabelecido nesta esfera terrestre, porque agora homens e mulheres justos, sem pecado, andam na terra! Jesus era o primogênito de muitos irmãos![1]

[1] Romanos 8:29

No proximo artigo, vemos que o espirito antichristo diz que Deus esta controlando tudo.

Marcado com: , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*