O Espírito Anticristo Apresenta Uma Imagem Distorcida De Deus

Estamos continuando nossa série sobre o espírito do anticristo. Começamos falando sobre como o espírito anticristo nega que Jesus veio como homem e se opôs à unção. Então vimos que Jesus veio como homem porque Deus deu autoridade aos homens, e que o espírito anticristo diz que Deus está controlando tudo.

Deus Permite Tudo Que Acontece?


Muitos cristões dizem “Deus está em controle” quando enfrentam a tragédia. Eles também dizem “Deus permite tudo o que nos acontece.” Mas até onde aplicamos tal raciocínio? Quando alguém sofre um estupro e assassino brutal, o que é que a frase “Deus está em controle” dá para entender sobre a natureza de Deus?

Já vi muitos crentes que achavam que “Deus está em controle” afastando-se de Deus, com raiva dele, ou até negando a existência de Deus quando sofreram algo doloroso. Realmente, a maior mentira que gera ateus provavelmente é a mentira que “Deus esta em controle de tudo.”  Quando eu era jovem, alguns de meus amigos insistiram que “Deus está controlando tudo.” Eu discordei. Poucos anos depois, nenhum desses amigos estava andando com Cristo e alguns estavam com raiva de Deus ou professando ateísmo.

Se pensarmos que Deus está controlando tudo, isso nos leva a uma visão torcida da natureza de Deus. Se pensarmos que Deus controla tudo, vemos a Deus através de tudo, menos através de Jesus. Se acreditamos que “tudo o que nos acontece, Deus permite,” acabamos permitindo coisas que Jesus nunca permitiu (como a doença ou a morte precose), porque pensamos que Deus está permitindo-lhes. Assim, estamos agindo como se Jesus nunca tivesse vindo em carne e osso.

Deus sabe quantas pessoas sofreram abuso sexual, foram a igreja, e ouviram “Tudo que nos acontece, Deus permite.” Então, Deus permite assalto sexual? O que Deus permite, nos devemos permitir também, pois a nova criação que nos somos é na imagem dele. (Colossenses 3:10) E tristemente, já vimos em algumas igrejas que varias pessoas sabiam que estava acontecendo abuso sexual e não fizeram nada.

Mas a Bíblia revela a Deus como refugio e protetor dos fracos e inocentes. E se o caráter de Deus é sempre proteger, nós devemos proteger também. O caráter de Deus é consistente, ou não?

Quero saber, houve alguma vez que Jesus permitiu que a doença continuasse afligindo alguém que veio para ele? Se Jesus realmente nos mostrou quem é Deus, Deus não está permitindo nada que Jesus não permitiu.

Se nos pensarmos que tudo o bom e mal que acontece nesta terra é devida a permissão de Deus, percebemos a Deus como se tivesse escuridão como parte da sua natureza. Estamos pensando como os taoístas, cujo símbolo yin-yang retrata a crença de que há alguma escuridão em toda a luz, e há alguma luz em todas as trevas.

A primeira carta de João, escrita em contradição aos gnósticos, também contradiz a teoria yin-yang. A vida de Jesus nos mostra que não há escuridão em Deus. Ele é pura luz, puro amor e pura bondade.

1 João 1:5 (NVI-PT) Esta é a mensagem que dele ouvimos e transmitimos a vocês: Deus é luz; nele não há treva alguma.

Os gnósticos acreditavam que existiam dois deuses—um deus malvado e um deus bom. Da mesma forma, a crença que “Deus controla tudo” leva os Crentes a ver a Deus como se fosse bipolar—como se fosse bom e mal também.

Deus é invisível a menos que você olhe para Jesus


Com certeza, sabemos que no longo prazo, os propósitos de Deus prevalecerão. Mas ele não esta controlando todo detalhe. Ele deu autoridade ao ser humano, e essa autoridade pode ser usada em colaboração com Deus, ou abusada.

A encarnação significa que Deus está conosco. Podemos ver a Deus exatamente como ele é, e saber o que ele quer, porque Jesus veio como homem e Deus está conosco. Considera as implicações disso.

João 1:18 (NTLH) Ninguém nunca viu Deus. Somente o Filho único, que é Deus e está ao lado do Pai, foi quem nos mostrou quem é Deus.

João 1:18 faz claro que ninguém pode ver a Deus se não através de Jesus. Isto significa que antes que Jesus veio na carne, ninguém podia ver exatamente como Deus é. A visão de Deus era ofuscada.

Deus sempre intentou se-revelar através da humanidade, mas todos os humanos pecarem e ficarem destituídos da gloria de Deus. Ninguém podia ver a Deus, exatamente como ele é, ate que Jesus, o homem sem pecado, revelou o Pai em toda sua gloria.

João 14:8-9 (NVI-PT) Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta.” Jesus respondeu: “Você não me conhece, Filipe, mesmo depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo? Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: ‘Mostra-nos o Pai’?

Colossenses 1:15 (NVI-PT) Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação,

A menos que seja visto através de Jesus, Deus é invisível. Mas podemos ver a Deus como ele é, porque Jesus veio na carne. Podemos tocar a Deus. Deus agora não está longe e misterioso.

A vontade de Deus tem raiz na sua natureza. O epistolo aos Hebreus mostra claramente que Deus fala conosco através da revelação da sua natureza, e a sua natureza revela-se em Cristo:

Hebreus 1:1-3 (NVI-PT) Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas, mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo. O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser…

Quer saber o que Deus está dizendo? A vontade de Deus não é revelada através das tragédias que aconteceram, ou o que as pessoas fizeram com você. Deus não está falando através da doença ou enfermidade. As suas decepções e dificuldades não revelam a sua natureza. Se pudéssemos ver a Deus através das experiencias de vida, Jesus não precisava vir na carne! Deus falou e está falando através de Jesus!

No passado, Deus falou de varias formas. Deus falou no Antigo Testamento, mas o que as pessoas podiam ver de Deus através no Antigo Testamento nunca era a imagem exata dele. Era somente uma sombra imperfeita das coisas melhores que viriam. Apontava para Jesus.

Hebreus 10:1 (NVT) A lei constitui apenas uma sombra, um vislumbre das coisas boas por vir, mas não as coisas boas em si mesmas.

Colossenses 2:17 (NVT) Pois essas coisas são apenas sombras da realidade futura, e o próprio Cristo é essa realidade.

Muitas pessoas orem “Deus, se for a sua vontade…” Se alguma coisa acontecer, eles assumem que era a vontade de Deus. Se nada acontecer, assumem que não era a vontade de Deus. Quando as pessoas acham que Deus controla tudo, elas acham que Deus permitiu tudo que aconteceu por um “motivo especial” que somente ele entende.

Com tal mentalidade, nossa visão do caráter e da vontade de Deus vem através das circunstâncias e experiencias de vida. Assim, nossa percepção de Deus não parece com Jesus. Mas somente podemos ver a Deus através de Jesus. Se pudéssemos ver a imagem de Deus através das experiencias da vida, Jesus não precisava vir na carne.

Se tentarmos ver como Deus é através das circunstâncias, nossa visão é torcida. Assim estamos tentando olhar a Deus através do homem caído e através da obra do diabo em vez de contemplar a imagem exata de Deus revelada em Jesus, o homem sem-pecado e o redentor da criação.

Caluniando A Deus


Vamos voltar para a frase “Nada acontece com a gente sem a permissão de Deus.”

Se pensarmos que Deus controla tudo, precisamos concluir que um Deus bom faz maldade para que do mal venho o bem. O que disse o apostolo Paulo sobre essa atitude?

Romanos 3:8 (NTLH) Então por que não dizer: “Façamos o mal para que desse mal venha o bem”? Na verdade alguns têm me caluniado, dizendo que eu afirmo isso. Porém eles serão condenados como merecem.

O Paulo chamou essa ideia de “calúnia.” Se era calúnia acusar o Paulo de dizer “Façamos o mal para que desse mal venha o bem,” quanto mais é calúnia dizer que Deus faz mal para que venha o bem?

Os cristões com frequência citam Romanos 8:28, que diz que “Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.” (NVI-PT) Com certeza, esta passagem é muito encorajadora! Mas o verso não diz que Deus faz, ou permite o mal para que venha o bem. Simplesmente diz que Deus traz redenção em tudo. Não diz que “tudo acontece por um motivo.” Porém, uma grande parte da cultura cristã têm pervertido esta escritura para caluniar a Deus.

Como Jose no Velho Testamento disse, Deus traz bem do que os homens fizeram para o mal. Deus pode trazer redenção em tudo, mas ele não faz nem deseja o mal para que venha o bem! Ele não precisa de maldade para fazer bem!

Você pode ver como tantos cristãos olham para esses versículos e fazem conclusões horríveis que a Bíblia não ensina? Ouvimos que “nem um fio de sua cabeça cai sem a permissão de Deus.”

Mateus 10:29-30 (ARC) Não se vendem dois passarinhos por um ceitil? E nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai. E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados.

Notam as palavras em itálico. A versão de Almeida mostra-as em itálico porque estas palavras não existem no Novo Testamento em Grego. Os tradutores as adicionaram. Uma versão literal diz: “Nenhum deles cai no chão sem o seu Pai.” Esta escritura fala da presença de Deus, e não diz nada sobre a permissão de Deus.

Se você tiver alguma dúvida sobre o livro de Jó, consulte o artigo “A resposta à pergunta do Jó.”

O que acontece quando não vemos a Deus como ele é?


A Bíblia ensina que somos transformados por contemplar a glória de Deus, e que quando vemos a Deus como ele é, seremos como ele. 

Nós refletimos o que contemplamos. Conhecer a Deus e vê-lo como ele é produz grande alegria. Quando vemos cristãos deprimidos, é porque eles têm uma imagem distorcida de Deus.

No último artigo, mencionamos como Agostinho influenciou a história da igreja com o pensamento gnóstico. O historiador Neandor disse que o ensinamento de Agostinho continha a semente de toda a violência religiosa feita em nome de Cristo ao longo da história. Líderes religiosos que acreditavam em sua doutrina refletiam a imagem distorcida de Deus que estavam vendo, e o resultado era a violência em nome de Cristo.

Ter uma visão defeituosa de Deus que nos deixa deprimidos nos torna testemunhas ineficazes e nos impede de andar na unção. Isso nos deixa fracos, e as pessoas não querem o que nos temos.

Mas se estamos realmente vendo a imagem perfeita de Deus através de Jesus, nos tornamos fortes e cheios de alegria. O amor de Deus nos fortaleza para que andemos na unção.

No próximo artigo, continuaremos vendo que o espírito do anticristo diz que a vontade de Deus é um mistério.

 

Marcado com: , ,
2 comentários sobre “O Espírito Anticristo Apresenta Uma Imagem Distorcida De Deus
  1. Diana disse:

    Olá!!!
    Amei seu artigo. Você estuda sobre a nova aliança? Eu tenho estudado. A religiosidade nos faz viver numa mistura da velha e da nova. E muito do que você falou tem a ver com essa bagunça que criamos. Vamos viver pela Nova Aliança em Jesus!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*