Elias, a Oração da Fé e a Chuva Sobrenatural

A Oração Da Fé


A ultima vez, compartilhei a história de como o Senhor usou sinais sobrenaturais com chuva para nos encorajar a aprender com a história de Elias. Tivemos experiências tanto com chuva caindo sobrenaturalmente por dentro da casa, quanto com não chovendo, embora houvesse chuva por toda parte. Essas experiências foram desencadeadas ao pensar no que as escrituras dizem no capítulo cinco de Tiago sobre Elias. Os sinais também nos apontaram para meditar mais sobre essas escrituras. Aqui estão elas, no contexto:

Tiago 5: 14-18 Entre vocês há alguém que está doente? Que ele mande chamar os presbíteros da igreja, para que estes orem sobre ele e o unjam com óleo, em nome do Senhor. A oração feita com fé curará o doente; o Senhor o levantará. E se houver cometido pecados, ele será perdoado. Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz. Elias era humano como nós. Ele orou fervorosamente para que não chovesse, e não choveu sobre a terra durante três anos e meio.  Orou outra vez, e os céus enviaram chuva, e a terra produziu os seus frutos.

Um Homem Como Nós


Thiago diz que Elias era um homem como nós. Talvez sentimos que não temos o mesmo tipo de fé sobre-humana que Elias e outros grandes ” homens de Deus” tinham. Mas esses homens tinham as mesmas fraquezas que nós temos. Até Jesus foi tentado de todas as maneiras como nós. (Hebreus 4:15) Mas Deus tirou força da fraqueza deles, e ele pode fazer o mesmo por você! Lembro-me de quando comecei a ver milagres de cura acontecerem. Eu estava convencido de que Deus queria curar as pessoas, mas senti que estava muito fraco e desanimado, e simplesmente não podia acreditar. Eu senti como se minha fé fosse um fracasso. Mas eu acreditava que Deus poderia fazer o impossível de levar meu coração a um lugar onde eu pudesse ter fé para que as pessoas fossem curadas. Ele mudou minha fraqueza para força, e eu comecei a ver milagres acontecer muito mais cedo do que eu esperava! Deus pode fazer o que você não pode! Ele pode fazer a fé crescer em você, mesmo que você sinta que não consegue acreditar! Não apenas isso, ele promete continuar seu trabalho bom em você, efetuando que você deseje e trabalhe para o Seu bom prazer! Filipenses 2:13

A História de Elias


Observe que o contexto em Tiago 5, onde fala sobre pedir chuva de Deus, é especialmente em relação à cura. Este é realmente o único lugar no Novo Testamento que nos ordena a orar pelos enfermos. Embora frequentemente falemos sobre orar pelos enfermos, não lemos que Jesus orava pelos enfermos nas escrituras. Jesus orou – às vezes ficava acordado orando a noite toda. Mas quando ele encontrou os doentes, ele os curou. Jesus também nunca ordenou que seus discípulos orassem pelos enfermos. Ele ordenou que impusessem as mãos sobre os enfermos, os ungissem com óleo, expulsassem demônios e os curassem. Mas vamos voltar a olhar para a história de Elias em 1 Reis, capítulos 17 e 18, a que Tiago está se referindo aqui. Veremos a partir desta história que a oração da fé é acompanhada de ação e declaração.

1 Kings 17: 1  Elias, de Tisbe, em Gileade, disse a Acabe: “Juro pelo nome do Senhor, o Deus de Israel, a quem sirvo, que não cairá orvalho nem chuva nos anos seguintes, exceto mediante a minha palavra”.

Thiago diz que Elias orou e não choveu por três anos e meio. Mas quando lemos a história em 1 Reis, vemos que Elias não apenas orou – ele ousadamente declarou a palavra de Deus. Depois disso, Deus providenciou sobrenaturalmente por Elias durante a seca. Lemos sobre essa provisão sobrenatural no restante do capítulo 17.

1 Reis 18: 1-2 Depois de muitos dias, a palavra do Senhor veio a Elias, no terceiro ano da seca, dizendo: “Vá, apresente-se a Acabe; Mandarei chuva na terra.” Então Elias foi se apresentar a Acabe.

Depois disso, lemos sobre o confronto entre Elias e os profetas de Baal, onde Deus respondeu com fogo e consumiu não apenas o sacrifício de Elias, mas também a madeira, as pedras, o pó e a água na vala ao seu redor. Depois disso, a nação se voltou para Deus e eles mataram os profetas de Baal. E então:

1 Reis 18:41 (NVI) E Elias disse a Acabe: “Vá comer e beber, pois já ouço o barulho de chuva pesada.”

Ainda não havia sinal natural de chuva. Elias ouviu o som de uma chuva forte pela fé, porque Deus falou com ele. Portanto, antes mesmo de orar, Elias declarou a palavra de Deus como um fato. Romanos 4:17 diz que Deus”dá vida aos mortos e chama à existência coisas que não existem, como se existissem.” Também nos foi dado o mesmo espírito de fé para que, como Deus faz, chamemos coisas que não são como se fossem.

2 Coríntios 4:13 … temos o mesmo espírito de fé que está de acordo com as escrituras – “eu acreditei e por isso falei” – também cremos, e por isso falamos …

A oração de fé que Elias orou envolveu chamar coisas que não eram como se fossem. Todo sinal natural mostrava que qualquer possibilidade de chuva estava “morta”. Mas Elias falou como um fato “há um som de chuva correndo”. Ele disse isso antes que houvesse alguma maneira natural de perceber que a chuva vinha. Ele não estava falando com base nos sentidos físicos, mas com base na palavra de Deus.

1 Reis 18: 42-46 (NVI) Então Acabe foi comer e beber, mas Elias subiu até o alto do Carmelo, dobrou-se até o chão e pôs o rosto entre os joelhos. “Vá e olhe na direção do mar”, disse ao seu servo. E ele foi e olhou. “Não há nada lá”, disse ele. Sete vezes Elias mandou: “Volte para ver”.  Na sétima vez o servo disse: “Uma nuvem tão pequena quanto a mão de um homem está se levantando do mar”. Então Elias disse: “Vá dizer a Acabe: Prepare o seu carro e desça, antes que a chuva o impeça”.   Enquanto isso, nuvens escuras apareceram no céu, começou a ventar e a chover forte, e Acabe partiu de carro para Jezreel.  O poder do Senhor veio sobre Elias, e ele, prendendo a capa com o cinto, correu à frente de Acabe por todo o caminho até Jezreel.

Mais uma vez, Elias não prestou atenção ao que seus sentidos naturais diziam, mas à palavra de Deus. Quando não havia nenhum sinal natural, ele enviou o servo para olhar novamente. Assim que houve o menor sinal natural de chuva, Elias declarou “desça antes que a chuva o impeça!” Elias declarou o que aconteceria de acordo com a palavra do Senhor antes e depois de orar. É assim que a oração da fé é. Considere as seguintes escrituras:

Tiago 1: 6 Mas peça com fé, sem duvidar de nada, pois aquele que duvida é como a onda do mar, agitada e levada de um lado para outro pelo vento.

1 Coríntios 15:58  Portanto, meus queridos irmãos, permaneçam firmes e decididos. Entreguem-se completamente ao trabalho do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não é inútil.

Efésios 6: 13-14 Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo. Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça…

Mantenha-Se Firme!


É assim que a oração da fé é. Chama o que não é como se fosse, de acordo com a palavra do Senhor. Ela declara e continua a orar e esperar, mesmo quando não há sinal natural de realização. E então, assim que houver um pequeno sinal de chuva, a fé se alegra e declara a palavra de Deus novamente. Elias permaneceu firme na palavra de Deus e não vacilou, mesmo quando não havia sinal natural de que algo acontecesse.

Quando comecei a ver curas, se eu colocasse minhas mãos em uma pessoa e ela não sentisse nada, com frequencia desistia muito cedo. Mas quanto mais que continuei, comecei a crescer na fé. Havia uma realidade que eu conhecia e sentia em meu espírito, mesmo quando não havia sinal natural de alguma coisa mudando. Eu podia sentir o poder do Espírito Santo fluindo através de mim e sabia que a palavra de Deus era a realidade, mesmo quando a pessoa que estava tocando ainda não a sentia naturalmente.

Lembro-me de quando um homem que conheci me trouxe sua esposa com cistos ovarianos grandes e muito dolorosos. Eu podia ver a dor no rosto dela. Coloquei minha mão nas costas dela e ordenei que os cistos fossem embora. Ela não sentiu nenhuma mudança. Mas eu sabia que a palavra de Deus era verdadeira. Eu podia sentir a paz de Deus ao meu redor. E então eu orei novamente. Perguntei se ela sentiu alguma coisa. Ela disse que não. Então eu orei novamente, esperei e perguntei novamente. Isso aconteceu várias vezes. Era como Elias mandando seu servo procurar um sinal de chuva, mas ele não viu nada.

Por dez minutos ela não sentiu nada. Antigamente eu teria desistido até lá. Mas eu tinha crescido em Cristo e fui fortalecido em meu íntimo pelo Espírito Santo. Então continuei, cheio da paz de Deus, sentindo a graça explodindo do meu coração.

Depois de dez minutos, ela sentiu um pouco de calor nos ovários. Oba! Comecei a regozijar como Elias fez quando uma pequena nuvem do tamanho da mão de um homem veio do mar. Apenas um pequeno sinal de chuva e ele disse: “desça antes que a chuva te impede!” Apenas um pequeno sinal e eu disse “Oba! Você está sendo curada. “

E quando agradeci a Deus, o calor aumentou cada vez mais, até que logo não havia mais dor nem ternura. Os cistos se foram e ela não precisou de cirurgia! Obrigado, Deus, por sua chuva!

Você pode ser um ser humano fraco como Elias, que era um homem como nós. Mas o espírito de Cristo habita em você se você é dele! E Deus operará fé em você e te capacitará a acreditar se você apenas disser sim e gritar “Deus, eu quero sua chuva!” Deus eu acredito; ajude minha incredulidade! (Marcos 9:24)

O contexto em Tiago 5 nos mostra como a chuva de Deus se relaciona com a oração da fé pela cura. Vemos que no único lugar em que a Bíblia nos ordena a orar pelos enfermos, a declaração e a ação de fé também estão envolvidas. E a história de 1 Reis nos mostra que pedir a chuva de Deus também se trata de ter fé para que nossas nações sejam salvas. Elias era um homem como nós, e levou uma nação a rejeitar Baal e retornar ao Senhor. Tire os olhos de suas fraquezas e fracassos e lembre-se de que se Deus poderia fazer isso com um homem como Elias, Ele pode fazer isso com você!

Apocalipse 11: 15 O reino do mundo se tornou o reino de nosso Senhor e de seu Messias

Habacuque 2:14  Mas a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas cobrem o mar.

Quer esteja pedindo a chuva de bênçãos de Deus para sua vida, orando a oração da fé pelos enfermos ou pedindo a Deus que traga salvação para sua cidade ou nação, peça chuva a Deus agora! Acredite que ele quer derramar sua bênção sobre você, e ele fará isso!

Sim, as nações podem ser salvas! Comece a pedir ao Senhor que derrame a chuva no seu país e depois declare-a! Declare que a chuva de Deus cairá sobre sua família, sua esfera de influência e sobre quem entra em sua casa. Acredite que eles experimentarão tangivelmente a glória de Deus. Peça a Deus chuva, e ele enviará sua chuva! Comece a ter a expectativa de que as pessoas sejam curadas, sintam a paz de Deus e sejam libertadas da opressão quando entrarem na porta de sua casa. De fato, comece a orar e a acreditar que eles serão curados, libertados e sentirá a paz de Deus sobre eles mesmo quando quando caminharem passando sua casa. Eu fiz isso.

Uma vez, quando voltei de uma viagem, meus colegas de quarto me disseram que todos que passavam pela minha casa estavam olhando para a minha varanda da frente, e pensaram que era porque estavam vendo um anjo na varanda. O Senhor desencadeou uma poderosa força de bênção em minha propriedade. “Eu não te disse que se você cresse, veria a glória de Deus?” (João 11:40) Se você crer, verá a glória de Deus! É por isso que Deus nos deu os sinais que compartilhei no último artigo – para que lembrássemos dessas escrituras e crêssemos que o que eles dizem é verdade!

Marcado com: , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*