Oração Fervoroso e Eficaz

 

Tiago 5: 16-18 A oração de um justo é poderosa e eficaz. Elias era humano como nós. Ele orou fervorosamente para que não chovesse, e não choveu sobre a terra durante três anos e meio. Orou outra vez, e os céus enviaram chuva, e a terra produziu os seus frutos.

Se você ainda não leu, pode ler a história de como Deus me lembrou de levar essa escritura a sério, enviando chuva sobrenatural dentro de minha casa. Ultimamente, estou sentindo o desejo no meu coração de incentivar uma nova onda de oração com fé pelas nações, especialmente para grupos de pessoas que ainda não tiveram a oportunidade de ouvir o evangelho.

Tenho percebido algumas das coisas que desencorajam a igreja de orar com fé pelas nações. Uma das principais é a crença de que os cristãos não têm autoridade sobre os espíritos territoriais. Eu lidei com isso no meu livro ” O Que Realmente Causa Baixas Desnecessárias de Guerra”. Muitas pessoas leram este livro e até agora ninguém voltou e disse: “Não estou convencido de que temos autoridade sobre todo o poder de Satanás”.

Outra questão é a visão de mundo de que as coisas estão inevitavelmente piorando e a igreja falhará em sua missão. Por causa disso, muitos cristãos não têm visão dos propósitos de Deus para as nações. Vamos falar sobre isso mais nas próximas semanas.

Hoje, quero falar um pouco sobre a oração fervorosa e eficaz. Se sentimos que não está acontecendo muito quando oramos, não vamos orar, por isso precisamos ser encorajados se quisermos “perseverar na oração,”  conforme as escrituras nos mandam fazer.

Como é que a “Oração” às Vezes é Diferente do que Imaginamos em Português?


O que é a oração? Garth Weibe ressalta que a palavra grega usada em Tiago (e em muitas outras passagens) não significa necessariamente “uma súplica a Deus.” Significa ” direcionar o desejo, a vontade, e a determinação para.”

Muitos assumiram que isso significa “para Deus”. Mas quando Jesus ensinou seus discípulos a orar ” Venha o seu reino, seja feita a sua vontade …” , a gramática é imperativa. Esta oracão não é comandar a Deus, mas é direccionar a sua vontade para o estado atual das coisas, de acordo com a vontade de Deus. A oração fervorosa e eficaz é unir a sua vontade à vontade de Deus com força e paixão.

Como já dissemos antes, a “oração da fé” de Elias não era pedir ” Deus, por favor, faça alguma coisa.”  Ele declarou o que Deus faria, como um fato, contrário a todas as circunstâncias naturais. E Jesus modelou curar os doentes juntando a vontade de um ser humano com a vontade de Deus contra a doença. Ele não pediu a Deus para remover a doença. Ele ordenou a cura.

Isso não significa que a “oração” , como lemos nas escrituras, nunca é direccionada “para Deus”, apenas que não é sempre direccionada para Deus. Às vezes “oração” significa direcionar nossa vontade para uma situação ou doença, de acordo com a vontade de Deus. É ordenar que a vontade de Deus seja feita na situação.

Discernindo o Que é Eficaz


Algumas pessoas veem muito no mundo espiritual. Esta é uma forma do dom que Paulo chamou de “O discernimento de espíritos.” Já vi no mundo espiritual varias vezes e gostaria de ver mais. Mas o que experimentei com muito mais frequência é “sentir”.

E quando falo ” sentir”, não me refiro apenas a emoção. Quero dizer, sentir fisicamente as realidades espirituais. Especialmente a glória de Deus. Geralmente é como um peso, uma vibração, ou um campo de força. Eu senti isso com muita força às vezes, tão tangível como se você estivesse agarrando meu braço.

Quando a sinto como uma vibração poderosa, geralmente começa na minha boca e mãos e depois se espalha. Por que minha boca? Porque o que eu estava falando fervorosamente desencadeou esta manifestação da glória de Deus. Essa experiência de discernir o mundo espiritual me tornou muito mais consciente do que nossas palavras de fervor e fé fazem.

Eu já vi muitas pessoas curadas e / ou tendo experiências como sentir óleo quente fluindo na cabeça, ou mãos de anjo tocando-as quando nenhum humano as tocava. Essas experiências também me conscientizaram do reino espiritual e de que é que desencadeia as coisas acontecendo no reino espiritual. A “oração” fervorosa e eficaz desencadeia algo no mundo espiritual! De repente, o ar é elétrico. (E não sou só eu que sente isso… as pessoas ao redor às vezes sentem isso também.)

O Pedro estava algemado com guardas de ambos os lados, prestes a ser executado no dia seguinte. Atos 12: 5 diz: “Enquanto Pedro estava na prisão, a igreja orava fervorosamente a Deus por ele”. Naquela noite, dois anjos vieram e o tiraram dali. Algum tempo atrás, compartilhei um testemunho semelhante de dois cristãos cativos que foram transportados para a liberdade da mesma maneira que Pedro escapou quando a igreja orou com fervor. (Este artigo ainda está disponível apenas em inglês, mas talvez o seu navegador o traduza.)

O Que é Fervor?


Pense em alguém que está furioso com outra pessoa, com uma longa série de palavrões e maldições saindo de sua boca …

Isso é fervor.

Agora imagine que seu coração está tão cheio da bondade de Deus e ação de graças que você abençoa uma pessoa com a mesma força. Em vez de chingar, você está falando as bênçãos de Deus e o que o Espírito Santo quer fazer.

Essa é a melhor maneira que eu posso descrever o fervor. E quando você faz isso com fé, desencadeia o sobrenatural. (A oração eficaz é a oração inabalável da fé.)

A seguir, um dos meus versículos favoritos ao ministrar a outras pessoas. Um dia Deus marcou esse versículo em meu coração e eu o falei com fervor e força sobre cada pessoa quando orei. Geralmente não é tão comum as pessoas caírem ou fazerem alguma loucura quando eu oro por elas. Mas as pessoas estavam caindo no chão, chorando, rindo, tremendo e sendo curadas quando declarei esse versículo.

Romanos 15:13 Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo.

Eu não estava “orando” a Deus neste caso. Mas eu estava direccionando meu desejo e minha vontada para as vidas delas com fervor, de acordo com a vontade de Deus. E de repente a atmosfera ficou elétrica.

Com frequencia, ouvi muito mais fervor da boca do incrédulo amaldiçoando alguem do que ouvi dos cristãos  abençoando alguem. Faríamos bem em aprender a ter fervor.

Acabei de encontrar um artigo em ingles da revisata “Christianity Today” chamado Como os Avivamentos da História Nos Ensinam a Orar. Adivinha como? Fervorosamente! O autor (David R. Thomas) escreve: “Fui confrontado com como a oração casual, da boca e não do coração, parece ser uma coisa totalmente desconhecida dentro da Bíblia”.

Como Aumentar o Fervor


Nós somos fervorosos com o que realmente nos importamos. E isso é formado pelo que meditamos ou pensamos. E nós podemos controlar isso. Quanto mais você se concentra em uma perspectiva eterna e escolhe orar, o fervor aumenta.

Há algumas coisas que põem fogo no meu coração. Pensar em uma escritura poderosa faz isso. Os testemunhos aumentam meu fervor mais do que quase qualquer outra coisa. Lembrar de como Deus me libertou e o que eu o vi fazer na vida de outras pessoas me traz de volta a um lugar de fervor. Memórias como ver o poder de Deus atingindo um cético que voou de volta pelo ar e caiu no chão chorando, ou de um grande tumor desaparecendo, incendiam meu coração.

Os testemunhos de avivamento na Argentina e em outros lugares também incendiam meu coração. Assistir a vídeos do YouTube de caras como Mark Hemans, John Mellor ou tantos outros ministrando às pessoas acende uma paixão em meu coração e também me lembra de tudo o que eu já vi Deus fazer antes. Estou arruinado para o comum. Eu absolutamente preciso ver uma manifestação crescente da glória de Deus, mais do que nunca, e não menos.

A música também ajuda. Coloco a música de Jesus Culture ou Hillsong no Youtube e muitas vezes estou chorando em poucos minutos. Isso soa como apenas ” emocionalismo”? Bem, o que as escrituras dizem?

2 Reis 3: 14-18 (NVI) Então Eliseu disse: “Juro pelo nome do Senhor dos Exércitos, a quem sirvo, que se não fosse por respeito a Josafá, rei de Judá, eu não olharia para você nem mesmo lhe daria atenção. Mas agora tragam-me um harpista”. Enquanto o harpista estava tocando, o poder do Senhor veio sobre Eliseu, e ele disse: “Assim diz o Senhor: Cavem muitas cisternas neste vale. Pois assim diz o Senhor: Vocês não verão vento nem chuva; contudo, este vale ficará cheio de água, e vocês, seus rebanhos e seus outros animais beberão. Mas para o Senhor isso ainda é pouco; ele também lhes entregará Moabe nas suas mãos.

Amigos, espero que este artigo tenha encorajado vocês a se engajar em  oração fervorosa e ver Deus fazer maravilhas! Tenha uma visão do que Deus pode fazer a seu redor e adicione seu acordo fervoroso e persistente aos propósitos de Deus.

Romanos 12: 11-12 Nunca lhes falte o zelo, sejam fervorosos no espírito, sirvam ao Senhor. Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração.

Marcado com: , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*