Os Propósitos de Deus Para as Nações

Recentemente, conversamos sobre a oração fervorosa que gera resultados. Mencionei que o desejo está no meu coração de encorajar uma nova onda de oração com fé pelas nações. No entanto, percebi que algumas crenças estão impedindo os cristãos de concordarem com os propósitos de Deus para as nações.

Uma Paixão de Ver as Nações Virem e Adorarem a Jesus


Eu li a Bíblia pela primeira vez quando eu tinha sete anos de idade. Admito que acabei lendo partes de Levítico e Crônicas muito rapidamente para passar pelas genealogias e ver se havia alguma história. Há partes da Lei que são realmente repetitivas como “A chefe de tal clã contribuiu com tantas taças de ouro, tantos arcos de prata, tantas placas de prata … blá, blá, blá … “ e depois continua dizendo a mesma coisa com as mesmas quantias para cada chefe de clã. Então, quem poderia me culpar por percorrer essas partes rapidamente?

Eu disse pela primeira vez que queria ser missionário quando tinha 10 anos, mas essa determinação não se firmou firmemente até que fiz 14 anos, quando fui com o grupo de jovens da igreja em uma viagem ao México. Quando voltei, eu queria aprender espanhol e comecei a ler 21 capítulos da Bíblia por dia.

O plano que tentei seguir na maioria dos dias era de let 5 Salmos, 4 capítulos dos livros anteriores aos Salmos, 4 capítulos de outros livros do Antigo Testamento depois dos Salmos, 4 capítulos dos evangelhos e 4 capítulos do restante do Novo Testamento.

Claro, às vezes lia mais, especialmente quando estava lendo Salmos ou Isaías. Às vezes lia grandes porções em voz alta, de uma só vez. Salmos e Isaías são livros proféticos, e ambos falam muito sobre os propósitos de Deus para as nações. Escrevi muitos desses versículos no meu braço com canetas coloridas e depois na parede e no teto.

Isaías 2: 2-4 (NVI) Nos últimos dias o monte do templo do Senhor será estabelecido como o principal; será elevado acima das colinas, e todas as nações correrão para ele. Virão muitos povos e dirão: “Venham, subamos ao monte do Senhor, ao templo do Deus de Jacó, para que ele nos ensine os seus caminhos, e assim andemos em suas veredas Pois a lei sairá de Sião, de Jerusalém virá a palavra do Senhor. Ele julgará entre as nações e resolverá contendas de muitos povos. Eles farão de suas espadas arados, e de suas lanças, foices. Uma nação não mais pegará em armas para atacar outra nação, elas jamais tornarão a preparar-se para a guerra.

Isaías 11: 9 (NVI) Ninguém fará nenhum mal, nem destruirá coisa alguma em todo o meu santo monte, pois a terra se encherá do conhecimento do Senhor como as águas cobrem o mar.

Salmos 86: 9 (NVI) Todas as nações que tu formaste virão e te adorarão, Senhor, e glorificarão o teu nome.

Salmos 22:27 (NVI) Todos os confins da terra se lembrarão e se voltarão para o Senhor, e todas as famílias das nações se prostrarão diante dele,

Psalms 46: 8-10 (NVI) Venham! Vejam as obras do Senhor, seus feitos estarrecedores na terra.  Ele dá fim às guerras até os confins da terra; quebra o arco e despedaça a lança; destrói os escudos com fogo! “Parem de lutar! Saibam que eu sou Deus! Serei exaltado entre as nações, serei exaltado na terra.”

Isaías 60: 1-3 (NVI) “Levante-se, refulja! Porque chegou a sua luz, e a glória do Senhor raia sobre você. Olhe! A escuridão cobre a terra, densas trevas envolvem os povos, mas sobre você raia o Senhor, e sobre você se vê a sua glória. As nações virão à sua luz e os reis ao fulgor do seu alvorecer.

A Escuridão Pode Ficar Mais Escura e a Luz Mais Brillante ao Mesmo Tempo?


Desde minha infancia, Mateus capítulo 24 e o livro de Apocalipse me confundiram. Em Mateus capítulo 24, Jesus disse que todas essas coisas certamente aconteceriam naquela geração. Mas quando ele fala de sua “vinda,” não parece que ele esta falando do fim do mundo? Eu realmente nunca pensava que jamais ia entender o livro do Apocalipse.

Havia lido e ouvido ensinamentos sobre Apocalipse, o anticristo, a grande tribulação, e o arrebatamento. Sabia que pessoas diferentes discordavam de quando o arrebatamento aconteceria. Não aceitei nem rejeitei grande parte do ensino sobre como isso aconteceria. A lógica era complicada demais para eu seguir e notei lacunas grandes na lógica, mas não tive uma explicação melhor. Mesmo assim, aceitei que parecia que as coisas ficariam realmente terríveis.

Como as únicas explicações que conhecia apontavam para um mundo ficando cada vez pior, fiquei confuso com o contraste entre essas previsões terríveis e as passagens gloriosas na biblia da vitória que eu havia memorizado e recitado tantas vezes. Eu nunca duvidei que a maneira como as nações viriam e adorassem Jesus fosse através da igreja, pregando o evangelho, orando e crendo. Vi isso constantemente nas escrituras.

Ouvi alguém dizer: “A escuridão ficará mais escura e a luz ficará mais clara”. Esta explicação realmente não fazia sentido, mas eu a aceitei como a única explicação que eu conhecia. Não entendi, mas confiei em Deus. Não pude deixar de pensar no absurdo da afirmação. “Escuridão é a ausência de luz, então como a luz e a ausência de luz podem aumentar ao mesmo tempo no mesmo lugar?” Afinal, se você ligar o interruptor, a escuridão sumiu!

Por isso, continuei a acreditar para um grande reavivamento e para as nações virem a Jesus, esperando o tempo todo que o mundo ficasse muito ruim e possivelmente que Jesus voltasse nos próximos anos.

“Oh, a Rússia é Gogue.”


Fui à Rússia pela primeira vez em 2007, logo após completar 22 anos. Eu não achava que ia voltar. Pensei que iria para a América do Sul novamente depois de ir a Rússia.

Mas o Espírito Santo se moveu maravilhosamente lá. Eu não tinha estudado russo e não planejava estudar russo. Ja sabia um pouco de polonês, que é parecido, mas o russo era um alfabeto totalmente diferente. Fomos a um museu no segundo dia na Rússia e notei os nomes dos artistas em russo e inglês juntos. Por exemplo, vi “Pablo Picasso” em nosso alfabeto inglês e, em seguida, o nome dele “Пабло Пикассо” em russo. É muito fácil ver, por exemplo, que “П” é pronunciado como um “P.” No final do dia, eu havia aprendido a maior parte do alfabeto russo. Ao final de dez dias, eu conseguia ler o livro de Primeiro João em russo, com uma pronúncia terrível, mas entendendo tudo.

Tivemos um tempo maravilhoso com as velhas russas, vendo Jesus curar várias delas. Mais do que a cura, a sala estava eletrizada pelo amor de Deus e parecia cheia de anjos. Havia um senso tão forte do amor de Deus naquela viagem, e também experimentamos uma reconciliação comovente entre americanos e russos.

No final da viagem, indo para o aeroporto às três da manhã, eu estava cantando em voz baixa na van. Comecei a sentir o amor de Deus, e o amor que sentia pela Rússia e pelos russos, fluindo como uma corrente fisicamente tangível da minha boca, e minhas mãos também começaram a vibrar quando agradeci a Deus pela viagem, pelas pessoas e por esse lugar.  Eu olhei para a cidade quando passamos e senti a consciência de que tudo estava cheio da glória de Deus.

De volta aos Estados Unidos, comecei a estudar russo, acompanhando o que estava acontecendo em São Petersburgo e orando cada vez mais por situações na Rússia. Eu ainda não achava que voltaria para a Rússia. Eu queria seguir o chamado de Deus e pensei que minha próxima viagem seria novamente para a América do Sul. No entanto, o amor era tão forte que me senti compelido a estudar russo.

Em muitos lugares, ouvi dizer que a Rússia era Gogue e invadiria Israel, provavelmente muito em breve, e haveria um grande massacre. Eu nunca ouvi alguém dizer o contrário, e escutei porque não achei que pudesse entender melhor. Eu não tinha grandes expectativas para a Rússia por causa da teologia que ouvi. Por que minha experiência foi tão diferente? Por que tantas lágrimas vieram quando eu orava por esta nação? Eu deveria voltar?

Lembro-me de um dia dirigindo meu caminhão perto de Baltimore. Eu tinha acabado de parar em uma mercearia russa e comprado alguns chocolates e estava orando pela Rússia enquanto dirigia. De repente, o ar estava elétrico no meu caminhão, algo como um campo de força que eu podia sentir fisicamente. Comecei a gritar e declarar aquelas escrituras que havia escrito no meu muro sobre a Rússia, declarando a realidade do céu, lágrimas escorrendo pelo meu rosto. “Toda a Rússia ficará cheia do conhecimento da glória de Deus como as águas cobrem os mares.”

O Que Aconteceu Em Vez De O Que Os Pessimistas Diziam


Em retrospecto, percebo que as pessoas ao longo de toda a história da igreja fizeram muitas previsões falsas quando tentaram aplicar as manchetes das notícias atuais à profecia bíblica, em vez de recorrer às próprias escrituras para interpretar as escrituras. E as pessoas que disseram que a Rússia é Gog já tinham errado com as mesmas previsões antes.

Nos anos 80, muitos cristãos tinham certeza absoluta de que a URSS invadiria Isreal muito em breve, o mundo terminaria, e Jesus voltaria em 1988. Estavam errados.

Em vez disso, algumas pessoas diferentes, independentemente uma da outra, ouviram o Espírito Santo mandar elas voar para a Alemanha, colocar as mãos na parede, e declarar que ela caíra.

Logo depois, aconteceu um grande movimento do Espírito Santo e uma revolução maravilhosa e sem sangue quando a Cortina de Ferro caiu.

Muitos cristãos não estavam fazendo nada além de concordar com os planos de destruição de Satanás para a Russia e para o mundo. A má teologia os cegou para o que Deus queria fazer na Rússia e nos outros países soviéticos. Mas Deus encontrou algumas pessoas que concordavam com seus bons propósitos para as nações, e a história mudou. Eu nunca senti o amor de Deus na igreja em nenhuma nação tão fortemente quanto na Rússia.

Neste momento, existe uma grande necessidade das pessoas terem uma visão dos propósitos de Deus para as nações. Daniel entendeu as profesias, então ele orou de acordo com elas.

Salmo 33: 10-11 (NVI) O Senhor desfaz os planos das nações e frustra os propósitos dos povos. Mas os planos do Senhor permanecem para sempre, os propósitos do seu coração, por todas as gerações. 

Você já leu o Salmo 37? Esta e outras passagens das escrituras dizem repetidamente que os iníquos serão removidos e os justos herdarão a terra! O propósito de Deus para as nações não é que o mal prevaleça! Pelo contrário, muitos cristãos hoje têm a expectativa de que os justos sejam removidos e os iníquos prevaleçam!

Nossa visão do mundo geralmente determina se concordaremos ou não com os propósitos de Deus. Se tivermos uma expectativa negativa, ouviremos sobre o conselho e os planos dos governantes maus e concordaremos com eles, pensando que é ruim, mas é inevitável e é o plano de Deus Se virmos os propósitos de Deus, declararemos que eles estão estabelecidos e que os planos perversos dos homens perversos serão frustrados e terminarão em nada.

Alguns meses atrás, eu estava orando bastante pelo Brasil. Então eu fui à igreja. Um ancião ficou todo empolgado com as últimas notícias ruins, falando rapidamente, dizendo a todos que certamente tudo vai piorar porque “a Bíblia diz isso” e que o anticristo estava chegando e a Coréia do Norte estava prestes a lançar uma bomba nuclear. Ironicamente, foi exatamente quando as boas notícias sobre as negociações de paz do Presidente Trump com a Coréia do Norte foram divulgadas e as Coréias do Norte e do Sul acabaram de dar passos históricos em direção à paz. Ele era tão cego que só podia ver o mal!

Como você pode ministrar aos enfermos com fé se não sabe que é vontade de Deus curá-los, ou se acha que Deus os está enfermo para ensiná-los? Da mesma forma, como você pode orar com fé para que a vontade de Deus seja feita na terra como no céu, se você acha que o plano de Deus é que tudo fique realmente ruim e que um “anticristo” domine o mundo?

Certas teologias têm uma longa história de seus professores fazendo previsões falsas. De fato, Satanás adoraria fazer com que os cristãos concordassem com ele profetizando de acordo com seus maus propósitos. De acordo com algumas grandes palavras proféticas que surgiram nas mídias carismáticas mas influentes quando eu era adolescente, o mundo ja deveria ter acabado faz muito tempo!

A fim de incentivar uma renovação de oração e fé pelas nações, senti-me inspirada a compartilhar alguns posts sobre como minha visão de mundo mudou. Talvez alguns dos meus leitores também tenham dito “A luz está ficando mais brilhante e a escuridão está ficando mais escura”, o tempo todo duvidando de como isso poderia funcionar, sabendo que isso  é um raciocínio louco, mas sem ter uma explicação melhor.

A seguir…
Escatologia Vitoriosa

Quem é o Anticristo

Os Dados Mostram Que O Mundo Está Melhorando

PS Clique aqui se quiser entender melhor a profecia de Gogue. (Infelizmente, o vídeo está em inglês. Estou trabalhando para encontrar mais informações boas como essa em português. Também há um artigo aqui sobre Gogue e, embora esteja em inglês, seu navegador pode traduzi-lo para o português.)

Marcado com: , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*