Então, agora estamos falando um pouco sobre escatologia. Eu senti que era importante abordar isso, uma vez que percebi que uma certa escatologia negativa é um dos principais obstáculos para os cristãos concordarem com os propósitos de Deus em crer na oração pela salvação das nações.
No último post, forneci informações suficientes para apresentar a visão Preterista Parcial e apontar as pessoas para onde elas podem aprender mais. Hoje eu gostaria de compartilhar por que não tenho a expectativa de que uma pessoa que se chama o ” Anticristo” domine o mundo.
Estou apenas dando uma visão geral muito rápida. Os recursos aos quais vinculei em nosso último post, Escatologia Vitoriosa, contêm referências históricas para os fatos que mencionei.
O Que Diz A Biblia Sobre O Anticristo?
Algumas pessoas podem se surpreender ao ouvir que nem o Apocalipse nem nenhum dos outros livros proféticos da Bíblia contêm o termo “O Anticristo”. Vemos o termo “anticristo” apenas algumas vezes no primeiro e no segundo João.
1 João 4: 1-4 (NVI) Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo. Vocês podem reconhecer o Espírito de Deus deste modo: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne procede de Deus; mas todo espírito que não confessa Jesus não procede de Deus. Esse é o espírito do anticristo, acerca do qual vocês ouviram que está vindo, e agora já está no mundo. Filhinhos, vocês são de Deus e os venceram, porque aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo.
De acordo com João, todo espírito que não é de Deus é anticristo. João nunca falou de “anticristo” que era um governante malvado que conquistaria o mundo. Pelo contrário, ele disse aos discípulos que eles já haviam vencido todos os anticristos!
No entanto, existem algumas profecias em diferentes lugares das escrituras que foram conglomeradas e interpretadas como um “anticristo” que dominará o mundo. Vamos examinar as escrituras principais que são mal interpretadas como passagens sobre um futuro governante do mundo anticristo.
A Profecia de 70 Semanas
O capítulo 9 de Daniel contém uma profecia surpreendente que previa exatamente quantos anos se passariam até que Jesus viesse.
Daniel 9: 24-27 (NVI) “Setenta semanas estão decretadas para o seu povo e sua santa cidade a fim de acabar com a transgressão, dar fim ao pecado, expiar as culpas, trazer justiça eterna, cumprir a visão e a profecia, e ungir o santíssimo “Saiba e entenda isso: desde o momento em que a palavra sair para restaurar e reconstruir Jerusalém até que o Ungido, o governante, chegue, haverá sete ‘setes’ e sessenta e dois ‘setes.’ Ela será reconstruída com ruas e muros, mas em tempos difíceis. Depois das sessenta e duas semanas, o Ungido será morto, e já não haverá lugar para ele. A cidade e o Lugar Santo serão destruídos pelo povo do governante que virá. O fim virá como uma inundação: guerras continuarão até o fim, e desolações foram decretadas. Com muitos ele fará uma aliança que durará uma semana. No meio da semana ele dará fim ao sacrifício e à oferta. E numa ala do templo será colocado o sacrilégio terrível, até que chegue sobre ele o fim que lhe está decretado”.
Os “setes” ou “semanas” são profecias de anos literais. Sete “setes” mais 62 “setes” ; nos dão 69 “setes”. (A primeira “sete” é o período desde o decreto até a reconstrução de Jerusalém.) 69 vezes sete são 483 anos. A profecia de Daniel, contada em anos lunares, nos dá o tempo desde o decreto de reconstrução de Jerusalém até a vinda de Jesus. Quase todo mundo concorda com esse ponto.
Você verá muitas traduções alternativas se estudar esta passagem. Uma, em vez de dizer que não haverá lugar para o Ungido, diz que ele será morto, mas não para si mesmo.
Aqui é onde há desacordo. Os dispensacionalistas interpretam quem faz um pacto com muitos como “o anticristo”. Eles vêem isso como um líder diabólico em nosso futuro.
A redação é um pouco complicada nesta passagem, mas devemos lembrar de uma coisa: esta é uma profecia sobre anos literais. Para colocar a 70ª semana em nosso futuro, os dispensacionalistas precisam acrescentar uma grande “lacuna” de um período desconhecido de tempo entre a 69ª e a 70ª semana em que o “relógio profético” para. Grande parte de sua teologia depende dessa lacuna.
Para mim, essa idéia é tão absurda quanto poderíamos ter ao interpretar a Bíblia. No capítulo 9, vemos Daniel se apossando da promessa de Deus, por meio do profeta Jeremias, de que os israelitas voltariam do exílio em 70 anos. Esta também foi uma profecia sobre anos literais. Imagine se Daniel estivesse orando e jejuando porque o tempo que Deus disse estava chegando, e então veio e se foi e os israelitas não voltaram até 500 anos depois, após a vida de Daniel, porque havia uma “lacuna” no período de 70 anos?
Isso torna inútil ter uma profecia sobre 70 anos literais. E acho que a maioria das pessoas concorda que isso é um absurdo.
Imagine se um pai prometeu a seu filho de 10 anos um carro em seis anos. Mas quando o aniversário de 16 anos chegou, o pai disse: “Oh, existe uma lacuna entre o quinto e o sexto ano, e minha promessa permanece em espera até que a lacuna termine e o relógio da minha promessa comece a contar novamente.”
Agora considere a profecia de 70 semanas, ou 70 “setes”. Todos concordam que a primeira parte disso é literal e 69 “setes” são 483 anos. Mas muitas pessoas acreditam que os 70 “setes” não são 490 anos, mas são alguns milhares de anos, por causa de uma “lacuna” desconhecida na profecia que as escrituras não mencionam!
Esta é uma das principais razões pelas quais mantenho a posição preterista parcial. A 70ª semana deve seguir a 69ª semana. Se houvesse um periodo grande de tempo entre a 69ª e a 70ª semana, a profecia incluiria outro período de semanas e totalizaria algumas centenas de semanas.
Quando entendemos que, obviamente, a 70ª semana começa imediatamente quando a 69ª semana termina, o momento em que o Ungido põe fim ao sacrifício e a oferta coincide com o tempo em que Jesus foi crucificado, três anos e meio após o início de seu ministério terrestre. E o final das 70 semanas declaradas para Israel coincide com o apedrejamento de Estevão e o tempo quando o evangelho foi aos gentios, três anos e meio após a crucificação de Jesus.
Não conheço nenhum comentário bíblico escritos antes de 1800 que interpreta essa passagem como falando de “o anticristo.” Ao contrario, entendam que a passagem ainda está falando de Jesus!
A Besta
Outro personagem que é chamado de “anticristo” é a besta de Apocalipse 13.
Como Jonathan Welton aponta, o livro de Apocalipse é escrito em uma estrutura de arco quiático na qual as várias seções se espelham, e os capítulos 17 e 13 de Apocalipse se espelham, falando sobre a mesma coisa.
A besta em Apocalipse 17: 3 tem sete cabeças e dez chifres. Os versículos nove e dez dão a interpretação de que as sete cabeças são sete colinas e sete reis. Cinco já passaram, um é, e um virá, mas só permanecerá por um tempo.
Isso teria ficado muito claro para o leitor do primeiro século. A cidade nas sete colinas é e era uma expressão comum para Roma. Os sete reis eram os césares. Havia 5 césares antes de Nero. Nero era o rei que “é”. Depois de Nero, veio Galba, que permaneceu apenas um pouco desde que ele era imperador por apenas seis meses. Os dez chifres eram as dez províncias de Roma.
Agora, para Apocalipse 13. Como no capítulo 17, a besta genericamente é Roma e especificamente é Nero. Nero foi historicamente chamado de uma “besta” e jogou um jogo no qual usava uma pele de animal e foi libertado de uma gaiola para atacar os genitais de prisioneiros cristãos com os dentes.
Manuscritos mais antigos dizem que o número da besta era 666, e outros dizem 616. Porque a diferença? Na época, era comum transcrever letras em números. “Nero César” escrito em aramaico ou transcrito para o hebraico tinha o valor numérico de 666. Então, por que a alternativa 616?
“Nero César” escrito em latim tem um valor numérico de 616. Faz sentido que, à medida que circulavam cópias do livro do Apocalipse, eles fossem para mais pessoas que não conheciam a escrita grega ou aramaica e, portanto, os manuscritos continham o valor numérico da grafia latina do nome de Nero.
Os Césares exigiam o culto como deuses, e a história registra que as pessoas foram forçadas a queimar incenso ou prestar homenagem a uma estátua de César e depois receber uma marca de cinzas na mão ou na testa para poder entrar no mercado e comprar ou vender .
Como dissemos, John estava escrevendo para pessoas que experimentariam os eventos sobre os quais estava falando, e que ele dizia repetidamente que estavam ” prestes a acontecer muito em breve”. Ele estava escrevendo uma “Revelação”, para revelar e não para confundir. Seus leitores do primeiro século entenderam sobre o que ele estava escrevendo. O texto é claro em Apocalipse 13, que João tinha a expectative de que esses leitores tivessem a sabedoria de calcular o número da besta. Portanto, é impossível que a besta e o número dela tenham sido algo que os leitores do primeiro século de João não seriam capazes de entender ou calcular.
O Homen do Pecado
2 Tessalonicenses 2: 3-8 (NVI) Não deixem que ninguém os engane de modo algum. Antes daquele dia virá a apostasia e, então, será revelado o homem do pecado, o filho da perdição. Este se opõe e se exalta acima de tudo o que se chama Deus ou é objeto de adoração, chegando até a assentar-se no santuário de Deus, proclamando que ele mesmo é Deus. Não se lembram de que quando eu ainda estava com vocês costumava lhes falar essas coisas? E agora vocês sabem o que o está detendo, para que ele seja revelado no seu devido tempo. A verdade é que o mistério da iniqüidade já está em ação, restando apenas que seja afastado aquele que agora o detém. Então será revelado o perverso, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e destruirá pela manifestação de sua vinda.
É impossível lidar com esta passagem com muita profundidade aqui, mas há duas interpretações disso que a maioria dos preteristas parciais sustentam. Uma é que o “homem do pecado” era John Levi, de Gischala, o principal rebelde que causou a destruição de Jerusalém e se estabeleceu no templo como um messias. De fato, o templo não teria sido destruído se John Levi tivesse escutado o General Romano Tito e saido dele. A pessoa que o deteve era Ananus, o sumo sacerdote judeu. Josefo disse que quando Ananus foi morto, a destruição de Jerusalém começou.
A outra visão vê Nero como o homem da ilegalidade e Cláudio César foi quem o restringiu. (De fato, o nome de Cláudio significa “aquele que detém”.) O Dr. Kenneth Gentry apresenta essa visão aqui (em Inglês). Você pode fazer o download do livro gratuito Raptureless aqui para obter uma explicação mais detalhada da visão de que John Levi era o homem do pecado.
Tenho a tendência de entender que John Levi se encaixa perfeitamente na descrição do homem de ilegalidade. Ainda assim, vale a pena assistir ao vídeo do Dr. Gentry, porque fornece muito contexto e destaca por que devemos entender essa passagem como relevante para os eventos atuais da Tessalônica.
Sei que minha breve visão geral do assunto deixa muitas perguntas sem resposta, que são demais para responder nesta postagem do blog. Você pode acessar esses links e os do último post se quiser saber mais. Mas, por enquanto, quero apontar algumas coisas.
Para quem Paulo estava escrevendo quando disse “vê que ninguém te engana?” Ele estava escrevendo para as pessoas no primeiro século sobre coisas relevantes para elas.
Foi por isso que ele disse a eles “o mistério da iniqüidade já está em ação” e “vocês sabem o que o está detendo”. O que quer que ele estivesse se referindo quando disse “o que o está detendo”, é impossível que isso fosse algo que os tessalonicenses no primeiro século não entendessem. Eles sabiam do que ele estava falando!
A “vinda” foi a vinda em julgamento que Jesus profetizou em Mateus 24, como vimos no último post, Escatologia Vitoriosa.
Como Aplicamos Isso?
Nenhuma dessas passagens aponta para uma futura figura “anticristo” que dominará o mundo. Sim, ainda enfrentamos anticristos hoje. Não devemos ignorar os poderes do mal em ação no mundo de hoje, que ainda precisam ser confrontados. No entanto, as escrituras não prevêem que esses poderes malignos prevalecerão. Se acreditarmos nessa mentira, torna-se realmente difícil concordar com os propósitos de Deus para as nações com a oração de fé.
Ao contrario, as escrituras dizem que já vencemos todos os anticristos. Daniel, capítulo 2 , tem uma profecia descrevendo Cristo como uma pedra que não é cortada com mãos humanas, que destruirá reinos terrenos e se tornará uma montanha que preenche toda a terra. A montanha que cresce para encher a terra inteira é o corpo de Cristo, a igreja. E desde que Cristo veio, seu reino tem crescido e seus inimigos estão sendo subjugados. O reino de Deus já esmagou o Império Romano, como Daniel previu. Compreender que o reino de Deus continuará a crescer e se tornar uma montanha que preenche toda a terra nos dá uma visão para nos engajarmos na oração de fé de acordo com os propósitos de Deus para as nações. O Salmo 37 a varias outras passagems ensinam que os ímpios serão removidos, mas os justos herdarão a terra.
Existem também várias outras visões da profecia bíblica que não concordam exatamente com a minha posição, mas ainda dão uma visão muito mais otimista do que muitos cristãos hoje foram ensinados. (Elas concordam comigo em varios pontos, incluindo os problemas de interpretação de Daniel 9 como uma profecia do anticristo.) Encorajo-vos a aprender mais e considerar as posições diferentes sobre escatologia.
Na próxima semana, examinamos alguns dados empíricos que mostram o quanto o mundo está melhorando e não piorando. Uma escatologia ruim pode distorcer nossa visão da realidade; portanto, alguns dados claros são uma boa verificação da realidade.
PS Algumas pessoas podem se referir à crença de alguns cristãos primitivos em uma figura do “Anticristo”. Essa idéia remonta muito mais longe do que alguns ensinamentos dispensacionais mais recentes. No entanto, os primeiros pais da igreja não disseram nada sobre um “anticristo” individual. Eu apontaria que alguns desses mesmos cristãos primitivos, incluindo Iraneus e outros, fizeram previsões apocalípticas fracassadas como fruto de sua teologia. Se você seguir o link, ele o levará a uma lista de previsões apocalípticas fracassadas, desde a igreja primitiva até os nomes que você reconhecerá dos líderes cristãos modernos.
Mesmo na igreja primitiva, havia confusão sobre certos assuntos com pessoas que tinham várias formas diferentes de entender.
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