Jesus Ordena que seus Discípulos Curem os Enfermos

Não podemos pregar plenamente o evangelho sem curar os enfermos e expulsar demônios

No ano passado, Deus falou comigo e disse: “Eu tenho um ‘novo normal’ para a igreja – que deveria ter sido normal o tempo todo! É o normal que Eu sempre queria, no qual os cristãos fazem as obras de Jesus.”

Muitos cristãos pensam que curas, milagres e obras de poder são dons espirituais e são apenas para pessoas especiais. Hoje eu gostaria de provar a você que estes são para todos que crêem em Jesus, e que curar os enfermos é uma parte essencial de aprender a ser um discípulo de Jesus. 

Embora esse ensino pareça radical para muitas pessoas, é muito claro nas palavras de Jesus e produz resultados. Quando ensinamos aos cristãos que Jesus os ordena a curar os enfermos e eles agem, vemos milagres acontecerem.

Lucas 9: 1-6 (NVI) Reunindo os Doze, Jesus deu-lhes poder e autoridade para expulsar todos os demônios e curar doenças, e os enviou a pregar o Reino de Deus e a curar os enfermos. E disse-lhes: “Não levem nada pelo caminho: nem bordão, nem saco de viagem, nem pão, nem dinheiro, nem túnica extra. Na casa em que vocês entrarem, fiquem ali até partirem. Se não os receberem, sacudam a poeira dos seus pés quando saírem daquela cidade, como testemunho contra eles.” Então, eles saíram e foram pelos povoados, pregando o evangelho e fazendo curas por toda parte.

Lucas 10:1-3, 8-9 (NIV) Depois disso o Senhor designou outros setenta e dois e os enviou dois a dois, adiante dele, a todas as cidades e lugares para onde ele estava prestes a ir. E lhes disse: “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Portanto, peçam ao Senhor da colheita que mande trabalhadores para a sua colheita. Vão! Eu os estou enviando como cordeiros entre lobos…Quando entrarem numa cidade e forem bem recebidos, comam o que for posto diante de vocês. Curem os doentes que ali houver e digam-lhes: O Reino de Deus está próximo de vocês. 

Jesus nunca enviou ninguém para pregar o evangelho sem milagres. Você pode pensar: “Eles eram apenas os 12 e 72 discipulos originais que Jesus enviou. Jesus não estava falando comigo.” Mas considere as palavras de Jesus no IDE:

Mateus 28:18-20 (NVI) Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.

O comando “ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei” deixa claro que tudo o que Jesus ensinou aos seus discípulos originais é também o que todos os futuros discípulos devem aprender. Curar os enfermos e expulsar demônios são fundamentais para quem quer ser discípulo de Jesus. São algumas das primeiras coisas que qualquer pessoa que queira seguir a Jesus deve aprender. Os discípulos que Jesus enviou em Lucas 9 e 10 estavam andando com ele por muito pouco tempo quando enviou-lhes para curar os enfermos e expulsar demônios. Assim como pregar o evangelho é um mandamento de Cristo para todo cristão, curar os enfermos e expulsar demônios são mandamentos de Cristo para todo cristão.

Romans 15:18-19 (NVI) Não me atrevo a falar de nada, exceto daquilo que Cristo realizou por meu intermédio em palavra e em ação, a fim de levar os gentios a obedecerem a Deus, pelo poder de sinais e maravilhas e por meio do poder do Espírito de Deus. Assim, desde Jerusalém e arredores, até o Ilírico, proclamei plenamente o evangelho de Cristo.

Eu também poderia citar outras escrituras para confirmar que não é bíblico pregar o evangelho apenas com palavras mas sem poder e ação sobrenatural. Não podemos pregar plenamente o evangelho sem curar e expulsar demônios. O que muitos cristãos pensam que é extraordinário deveria ser normal, e pode se tornar normal para você se você receber o ensinamento de Jesus e obedecê-lo.

Você ainda não tem certeza? Considere o que Jesus disse:

João 14:12 (NVI) Digo-lhes a verdade: Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai. 

Jesus disse isso muito enfaticamente porque sabia que algumas pessoas teriam dificuldade em acreditar em uma promessa tão extraordinária. No contexto, as “obras” de que Jesus falou eram obras milagrosas, como abrir os olhos dos cegos. Ele não apenas disse que as pessoas que cressem nEle fariam as mesmas obras, mas obras ainda maiores. Ele não disse que “aqueles que são apóstolos” ou “aqueles que têm um dom espiritual”. Ele disse: “Aqueles que crêem.”

As pessoas freqüentemente tentam mudar a palavra de Deus para se adequar à sua experiência. É melhor deixar a palavra de Deus mudar sua experiência.

Marcos 10:15-20 (NVI) E disse-lhes: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. Estes sinais acompanharão os que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal nenhum; imporão as mãos sobre os doentes, e estes ficarão curados”.

Depois de lhes ter falado, o Senhor Jesus foi elevado aos céus e assentou-se à direita de Deus. Então, os discípulos saíram e pregaram por toda parte; e o Senhor cooperava com eles, confirmando-lhes a palavra com os sinais que a acompanhavam.

Jesus não disse que os sinais seguiriam aqueles que são apóstolos ou que têm dons espirituais. Ele disse que eles seguiriam aqueles que cressem. Isto é o que Jesus ensinou como normal para sua igreja. Deixe sua experiência mudar para se tornar o que Jesus chama de “normal”.

Mas e os dons espirituais?

As epístolas e os escritos dos apóstolos são construídos sobre o fundamento do ensino de Jesus. Se você construiu seu entendimento no ensino de Jesus, você entenderá que o que o apóstolo Paulo escreveu não estava contradizendo o ensino fundamental de Jesus Cristo, então você examinará cuidadosamente o contexto do que Paulo escreveu e a linguagem que usou. Muitas traduções da Bíblia, por não serem extremamente literais, também podem tornar 1 Coríntios 12 confusa se não forem compreendidas no contexto.

O primeiro versículo de 1 Coríntios 12 nem sequer tem a palavra “dons” no texto original. Diz apenas “coisas espirituais” e a palavra “dons” é adicionada na tradução. Mais adiante no capítulo, a palavra grega frequentemente traduzida como “dons” é literalmente “efeitos da graça de Deus”. Muitas pessoas pensam como se 1 Coríntios 12 estivesse dizendo que cristãos diferentes podem receber superpoderes diferentes, e assim você pode obter um superpoder, mas não obter outro.

Isso não é o que Paulo está dizendo. Curas, milagres, profecias e tudo mais mencionado em 1 Coríntios 12 são efeitos da graça de Deus, e a graça de Deus é abundante (muito mais do que suficiente para cada necessidade) para todos que têm fé em Jesus. O contexto de 1 Coríntios 12 é instrução para uma reunião da igreja. Simplesmente está dizendo que Deus se manifestará através dos vários membros da igreja quando nos encontrarmos. Esses “efeitos da graça de Deus” não são superpoderes que alguns cristãos recebem e outros não. Em vez disso, cada cura individual, profecia, palavra de conhecimento, milagre, etc, é um “efeito da graça de Deus” e a vontade de Deus é manifestar sua graça através de todo o Seu povo.

É antibíblico ter um show de um homem só porque a vontade de Deus é manifestar Sua graça através de vários membros de Seu corpo. Mais adiante, no capítulo 14, Deus ordena que, se uma pessoa profetizar, deve sentar-se e deixar alguns outros profetas falarem, e que tudo seja feito decentemente e em ordem, que é uma ordem que permite que os vários membros do corpo de Cristo ministrem uns aos outros com a graça sobrenatural de Deus manifestando-se através de muitas pessoas, não apenas uma.

A maneira como 1 Coríntios 12 é muitas vezes mal interpretado não apenas contradiz o ensino de Jesus, mas também contradiz o próprio ponto de vista de Paulo, porque quando as pessoas pensam erroneamente que Paulo está falando sobre superpoderes que algumas pessoas obtêm e não outras, então a igreja diz “essa pessoa tem um dom espiritual”, cria um show de um homem só, e não faz as coisas em uma ordem que permite que os diferentes membros do corpo de Cristo ministrem, o que é exatamente o oposto do que Paulo está ensinando a eles.

É por isso que não gosto de ter uma grande fila de pessoas na igreja e ser o único a orar por elas. Se eu sou o único cristão em um lugar, OK! Mas eu sempre prefiro ensinar os cristãos a ministrar a cura uns aos outros, porque essa é a intenção de Deus: Sua graça se manifestando através dos vários membros do Seu corpo.

Sim, a palavra de Deus realmente funciona!

Digo regularmente às pessoas que a razão pela qual vejo tantos milagres não é um dom espiritual. Vejo milagres por causa do que acredito, e o que experimento é diferente porque acredito de maneira diferente. Uma das coisas que acredito é que Jesus ordena a todos os seus discípulos que curem os enfermos e expulsem os demônios. Esta é a palavra de Deus e produz frutos, e tenho visto outros cristãos normais começarem a viver uma vida de milagres quando recebem esse ensinamento. Eu não prego um dom espiritual. Eu prego Jesus Cristo, e Sua intenção é se manifestar através de cada cristão.

Quando comecei a ver milagres acontecerem, eu era um jovem líder no grupo de jovens. Tínhamos cerca de 60 adolescentes. Alguns estavam apaixonados por Jesus, e outros estavam mexendo com drogas e sexo antes do casamento. Ensinei eles a curar os enfermos e dar palavras de conhecimento. No momento em que parti, cerca de 2/3 deles haviam sido curados ou tiveram uma experiência sobrenatural tangível com Deus. Cerca de um terço dos adolescentes viram Deus curar alguém através deles, seja por uma palavra de conhecimento que eles deram ou quando colocaram as mãos em alguém. Lembro-me de uma menina de 15 anos em nosso grupo colocando as mãos em uma senhora idosa. A velha quase não conseguia mais andar por causa da dor no joelho, mas sentiu os joelhos esquentarem, a dor sumiu e começou a pular e louvar a Deus. A menina que orou por ela estava chorando.

Muito mais adolescentes operavam no poder de Deus do que os adultos. Por quê? Muitos adultos tinham muita tradição religiosa que os atrapalhava. Os adolescentes não complicavam tanto. Eles creram, obedeceram a Jesus e agiram. Também tivemos mais oportunidades para os adolescentes ministrarem no grupo de jovens do que os adultos tiveram em sua reunião.

Em novembro passado, ministrei num seminário de quatro sessões chamado “Céu na Terra” em São Paulo. As pessoas começaram a ser curadas durante a mensagem na segunda sessão, sem sequer receber oração. Fiz com que todas as pessoas ministrassem umas às outras. Ao final da conferência, restava apenas uma pessoa que disse sentir alguma dor, e foi 80% reduzida. Eu mesmo não orei pela maioria das pessoas. Elas ministravam umas às outras. Em outras pequenas igrejas e grupos, tenho visto resultados semelhantes, muitas vezes com cerca de metade das pessoas presentes recebendo algum tipo de cura. A maioria das pessoas curadas recebia orações umas das outras, não de mim.

Uma noite, há várias semanas, eu estava com o grupo Mova-se na Rua 44 em Goiânia. Um homem na rua tinha muitas dores em um lado do corpo. Jesus o curou para que toda a dor fosse embora. Ele começou a demonstrar sua cura, levantando-se e levantando o braço, então de repente começou a chorar e ficou temporariamente mudo, sobrecarregado com o amor de Deus. De repente parecia o paraíso na terra e várias outras pessoas foram curadas depois disso.

Uma das outras pessoas que foi curada foi Mateus. Deus consertou suas costas e tirou a dor, e ele pulou de alegria! Mais tarde Mateus me convidou para visitar sua mãe. Eu disse: “Eu vou, mas você vai orar!” Eu já tinha explicado que para ministrar cura de forma eficaz, em vez de implorar que Deus faça alguma coisa, ordenamos que o corpo seja curado e agradecemos a Deus, sabendo que é a Sua vontade.

Mateus colocou as mãos na mãe e começou a dizer “endireita-se em nome de Jesus! Dor sai!” Ela começou a se contorcer de uma maneira tão extrema que eu não tinha certeza do que estava acontecendo e perguntei se ela estava bem. Ela disse “Algo está movimentando as minhas costas! Eu não estou fazendo isso!” Logo toda a dor se foi, anos de dor crônica. Além disso, ela tinha os dedos dos pés apontados para dentro desde que nasceu e agora eles eram normais.

Mateus orou por ela. Eu fiz muito pouco. Ele ficou tão animado depois de ver como Deus tocou sua mãe! Perguntei “Mateus, quantos cristãos você acha que já oraram por alguém da mesma forma que você orou por sua mãe?” Ele disse “muito poucos”. Eu disse: “É por isso que muito poucos experimentaram o que acabamos de ver. Se todos os cristãos orassem dessa maneira e continuassem, todos veriam milagres acontecerem.”

Pouco depois, a namorada do meu amigo caiu e machucou as costas. Eu disse: “Ore por ela!” Ele colocou a mão nas costas dela, orou, e a dor diminuiu.

Então eu vi uma menina sentada perto, alguém com quem eu nunca tinha conversado antes, e disse: “Ei, você! Venha aqui e ore por ela pela segunda vez!”

Ela me disse “Eu?”  Mas respondi: “É fácil! Basta colocar a mão nas costas dela e dizer “Em nome de Jesus, seja curada”.

Ela era um pouco tímida, mas orou. Quando terminou de orar, pedi à mulher que estava recebendo a oração para testar suas costas e ver se a dor ainda estava lá. Ela disse: “Tudo se foi! Mas, na verdade, no momento em que ela tocou minhas costas, minhas costas pegaram fogo e a dor foi embora!”

A menina orando nem sabia que as costas já haviam sido curadas quando ela ainda estava orando! E ela começou a chorar! Acho que ela foi mais tocada por Deus do que a pessoa que foi curada!

Semana passada fui a outro bairro com o Mova-se. Jesus estava tocando as pessoas na rua. Perguntei a uma senhora se ela precisava ser curada de alguma coisa e ela disse que tinha dores no corpo todo. Orei uma vez, ordenando que a dor fosse embora em nome de Jesus, e a dor desapareceu completamente!

Um cara, o José, viu o que aconteceu, e aí a gente conversou um pouco. Ele me disse que era ateu até 4 meses antes, quando entregou sua vida a Cristo.

Mais tarde naquela noite, oramos por mais pessoas que tinham dores físicas. A dor desapareceu instantaneamente nas duas pessoas pelas quais orei. Vi que José também orou por uma das pessoas que veio com dor física, então perguntei a ele o que havia acontecido.

A pessoa por quem José orou tinha dores crônicas no pescoço e nos ombros. A dor desapareceu completamente e a pessoa foi curada. José era cristão há quatro meses e eu nunca tinha explicado a ele como ministrar cura. Ele apenas agiu. Como Jesus nos manda fazer.

Eu disse a José: “Eu acho que você tem muito menos tradição religiosa para atrapalhar você! Muitas vezes, quando as pessoas estão na igreja por muito tempo e aprendem muitas tradições religiosas humanas, é um obstáculo para elas.”

Se você quiser ver alguns vídeos de crianças, novos convertidos e outras pessoas ministrando cura pela primeira vez e milagres acontecendo, veja nosso nosso artigo sobre Milagres acontecendo pelas mãos de pessoas ministrando pela primeira vez.

O que você achava extraordinário pode se tornar seu novo normal em Cristo!

O poder e o amor de Deus para com o mundo são tremendos, mas eles se manifestam quando os cristãos obedecem a Cristo e agem como o corpo de Cristo! Não quero que as pessoas olhem para mim e pensem que tenho algum “dom espiritual” em vez de ver Jesus! Há muito trabalho a fazer e muitas pessoas que Jesus quer tocar, e é muito trabalho para mim sozinho! Você está pronto para começar a viver uma vida cristã normal de glória, poder e amor?

Escrevi o livro “Esmagando o Espírito Anticristo” para ajudar os cristãos a andar na unção. Estou disponibilizando o PDF gratuitamente para quem quiser aprender, pois quero ver uma manifestação maravilhosa de Jesus Cristo através do Seu corpo a igreja no Brasil! Você também pode comprar a versão kindle, se preferir, em vez do PDF.

Além disso, se você conhece pessoas em Goiânia que precisam receber cura, convide-as para o nosso grupo de WhatsApp, “Recebe a Cura Goiânia  para que possam receber oração. Este é um grupo de WhatsApp apenas para pedidos de oração e testemunhos para que as pessoas recebam cura física, por isso pedimos às pessoas que não postem memes ou outras coisas no grupo.

https://chat.whatsapp.com/IHHgPmRNb2Z1n1TEwXar9U

 

 

 

Um comentário sobre “Jesus Ordena que seus Discípulos Curem os Enfermos
  1. Carla Oliveira Costa disse:

    Que ensino tremendo. Iluminou minha mente mais ainda e me deixou com novas expectativas para me mover em Cristo sem religiosidade apenas confiando e acreditando no que posso através do Espírito Santo . Obrigada !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*