O Que Significa “a Carne” Na Bíblia?

Oi, pessoal! Eu sei que já faz um tempo desde o último post. Nossa segunda menina nasceu há um mês, então estamos ocupadas! Enquanto cuidava do bebê, aprendi mais grego e acabei de ler o livro de Romanos em grego pela primeira vez.

Uma das crenças errôneas mais prejudiciais e mais comuns na igreja é um mal-entendido de como a Bíblia usa o termo “a carne”. Por causa dessa má compreensão, muitos cristãos nem acreditam que seja possível viver uma vida cristã vitoriosa de andar no Espírito e em comunhão com Deus. Eles acham que a vida cristã normal sempre será uma luta constante contra o pecado e não há nada que eles possam fazer sobre isso, além de lutar e se forçar mais. E se é isso que você acredita, provavelmente será o que você experimenta!

Estou escrevendo para ajudá-lo a entender que você pode andar no Espírito e não na carne. Muitas vezes ouvi cristãos falando com uma compreensão errada do que significa “a carne” e depois não me surpreendo quando eles falam de suas lutas contra a luxúria e a pornografia. Eu quero ajudar, mais as pessoas não sempre têm ouvidos para ouvir. Para aqueles que têm ouvidos para ouvir, o que estou prestes a compartilhar tem potencial para transformar sua vida cristã.

Romanos 7:14-25 (ARC) Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado. Porque o que faço, não o aprovo, pois o que quero, isso não faço; mas o que aborreço, isso faço. E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. De maneira que, agora, já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim. Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e, com efeito, o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse faço. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim.

Acho, então, esta lei em mim: que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo. Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus. Mas vejo nos meus membros outra lei que batalha contra a lei do meu entendimento e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros. Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte? Dou graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. Assim que eu mesmo, com o entendimento, sirvo à lei de Deus, mas, com a carne, à lei do pecado.

Tenho ouvido repetidamente cristãos lerem esta passagem e interpretá-la como “Ainda temos nossa carne, e a vida cristã é uma luta constante com ela. Sempre vamos errar porque somos humanos. Nunca seremos realmente livres até morrermos.” Você vê o quão prejudicial é essa mentalidade?

A Bíblia usa a palavra “carne” de diferentes maneiras em diferentes passagens e contextos. Eu quero mostrar a você hoje que “na minha carne” em Romanos 7 NÃO significa “na minha condição humana”. Ao invés disso, andar na carne é o oposto de andar no Espírito, e todos podemos andar no Espírito por meio do dom gratuito da justiça e pelo poder do Espírito Santo.

“Na Carne” Em Romanos 7 Não Significa “Na Condição Humana”

1 João 4:2-3 (ARC) Nisto conhecereis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; e todo espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que está já no mundo.

Muitos escritos do Novo Testamento, especialmente 1 João e Colossenses, contradizem as afirmações de um grupo herético chamado os Gnósticos. Os Gnósticos acreditavam que o mundo material era vil e corrupto, mas o espiritual era puro.

Por causa disso, os Gnósticos negavam que Jesus tivesse vindo como homem. Como poderia um Deus santo e sem pecado habitar um corpo humano? Isso era impossível no sistema de crença gnóstico. Os gnósticos viam a salvação como a libertação do espírito do corpo. Muitos cristãos hoje pensam como gnósticos porque pensam que somente a morte os libertará do pecado, libertando-os do corpo, em vez de confiar na obra redentora completa de Jesus para libertá-los do pecado enquanto ainda estão em seus corpos.

“Na carne” em Romanos 7 não significa “na condição humana”. Jesus veio como um humano e era sem pecado e santo.

Você já leu todo o livro de Romanos em apenas uma vez? Eu fiz isso. Também costumo ler os capítulos 1-8 sem pausar. A maneira que descrevi acima que muitas pessoas interpretam Romanos capítulo 7 contradiz muitas outras passagens de Romanos. Muitos cristãos dizem: “Somos apenas humanos, então sempre falharemos”. Mas existem dois tipos de humanos. Há aqueles que estão em Adão e aqueles que estão em Jesus. Em qual humano você está? Você está no primeiro Adão que sempre falha ou no segundo Adão Jesus Cristo que é vitorioso?”

Romanos 5:12-21 (ARC) Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram. Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado não havendo lei. No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir.

Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se, pela ofensa de um, morreram muitos, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos.E não foi assim o dom como a ofensa, por um só que pecou; porque o juízo veio de uma só ofensa, na verdade, para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação.Porque, se, pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça e do dom da justiça reinarão em vida por um só, Jesus Cristo. Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida.Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim, pela obediência de um, muitos serão feitos justos. Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça; para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo, nosso Senhor.

Romanos 5 contradiz a ideia de que “na carne” significa “na condição humana”. Nós que somos salvos somos humanos justos encontrados no segundo Adão, Jesus Cristo, para que possamos reinar em vida através do homem, Jesus Cristo.

Algumas traduções da Bíblia interpretam a frase grega “a carne” como “a natureza pecaminosa”. Então, muitos cristãos lêem Romanos 7 fora de contexto e concluem erroneamente: “Sempre lutarei com o pecado porque tenho aquela velha natureza pecaminosa”. Por causa de seu entendimento errado de Romanos 7 e do que significa estar “na carne”, eles estão se considerando vivos para o pecado. Mas isso contradiz o que Romanos diz no capítulo anterior.

Romanos 6:1-11 (ARC) Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça seja mais abundante? De modo nenhum! Nós que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele? Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição; sabendo isto: que o nosso velho homem foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, a fim de que não sirvamos mais ao pecado. Porque aquele que está morto está justificado do pecado. Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos; sabendo que, havendo Cristo ressuscitado dos mortos, já não morre; a morte não mais terá domínio sobre ele. Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus. Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Romanos 6 ensina que se estamos em Cristo, morremos para o pecado. É passado. Devemos considerar um fato que estamos mortos para o pecado e vivos para Deus em Jesus. Romanos capítulo 7 NÃO ensina que os cristãos têm uma natureza pecaminosa ativa e viva, então a vida cristã será uma luta constante. Por causa desse entendimento errado, muitos cristãos nem mesmo acreditam que será possível para eles viver uma vida cristã vitoriosa no Espírito. Mas o próprio Paulo, que escreveu Romanos 7, também escreveu Gálatas.

Galatas 2:19021 (ARC) Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus. Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim. Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde.

O próximo capítulo de Romanos também deixa bem claro que “a carne” não significa “a condição humana” e que a descrição de andar na carne em Romanos 7 não está falando sobre como a vida cristã normal deveria ser. Se “a carne” significasse “a condição humana”, Romanos 8:9 estaria dizendo que os cristãos não somos humanos!

Romanos 8:9 (ARC) Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.

O Que Significa “Na Carne” Em Romanos 7?

O contexto de Romanos 7 é bastante claro. Paulo usa o termo “na carne” para falar sobre viver sob a lei.

Romanos 7:1-6 (ARC) Não sabeis vós, irmãos (pois que falo aos que sabem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que vive? Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido. De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for doutro marido; mas, morto o marido, livre está da lei e assim não será adúltera se for doutro marido. Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais doutro, daquele que ressuscitou de entre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus. Porque, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, que são pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte. Mas, agora, estamos livres da lei, pois morremos para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra.

Paulo não está falando aos cristãos sobre sua condição atual quando fala da carne em Romanos 7. Ele está descrevendo viver sob a lei. “Estávamos na carne” é o tempo passado. Essa velha condição de estar na carne contrasta com nossa nova condição de estar no Espírito. Paulo expõe bastante sobre este tópico nos livros de Gálatas e Romanos.

Romanos 8:1-8 (ARC) Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte. Porquanto, o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne, para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito, para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.

O Princípio da Primeira Menção

Algumas pessoas falam sobre “o princípio da primeira menção” para a interpretação da Bíblia. Eles procuram o primeiro lugar em que uma palavra ou frase é mencionada na Bíblia para entender seu significado. O primeiro uso da frase “na carne” na Bíblia é encontrado em Gênesis 17.

Genesis 17:10 (NVI) Esta é a minha aliança com você e com os seus descendentes, aliança que terá que ser guardada: Todos os do sexo masculino entre vocês serão circuncidados na carne.

Isso se liga a um dos principais temas do Novo Testamento, especialmente os livros de Romanos e Gálatas. Jesus repreendeu os fariseus que confiavam na carne e no fato de serem circuncidados e descendentes naturais de Abraão. Quando eles se ofenderam com seu ensino de que ele era o verdadeiro pão do céu, Jesus disse:O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida.”. (João 6:63) Eles estavam pensando em coisas naturais (a carne), mas Jesus falou de realidades espirituais. Vemos o mesmo em João capítulo 3.

João 3:3-8 (ARC) Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura, pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.  O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.

Os judeus confiavam na carne, o que significa que eles eram descendentes naturais de Abraão e foram circuncidados, mas Jesus disse que a carne para nada aproveita e você precisam nascer do Espírito. O verdadeiro maná do céu era espiritual. O nascimento que era importante não era o nascimento na carne como descendente de Abraão, mas o nascimento espiritual. A circuncisão que é importante também é espiritual, e não na carne. Os verdadeiros filhos de Abraão são seus descendentes espirituais.

João 8:15, 39-41, 44 (ARC) Vós julgais segundo a carne, eu a ninguém julgo…Responderam e disseram-lhe: Nosso pai é Abraão. Jesus disse-lhes: Se fôsseis filhos de Abraão, faríeis as obras de Abraão. Mas, agora, procurais matar-me a mim, homem que vos tem dito a verdade que de Deus tem ouvido; Abraão não fez isso. Vós fazeis as obras de vosso pai. Disseram-lhe, pois: Nós não somos nascidos de prostituição; temos um Pai, que é Deus…Vós tendes por pai ao diabo e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira. 

Na carne eram descendentes de Abraão, mas espiritualmente não eram filhos de Abraão, mas do diabo. Este é exatamente o assunto que o livro de Romanos expõe.

Romanos 2:25-29 (ARC) Porque a circuncisão é, na verdade, proveitosa, se tu guardares a lei; mas, se tu és transgressor da lei, a tua circuncisão se torna em incircuncisão. Se, pois, a incircuncisão guardar os preceitos da lei, porventura, a incircuncisão não será reputada como circuncisão? E a incircuncisão que por natureza o é, se cumpre a lei, não te julgará, porventura, a ti, que pela letra e circuncisão és transgressor da lei? Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne. Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão, a que é do coração, no espírito, não na letra, cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus.

Romanos 4:1-5 (ARC) Que diremos, pois, ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne? Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus. Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. Ora, àquele que faz qualquer obra, não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida. Mas, àquele que não pratica, porém crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça.

Romanos 2 explica que a coisa que verdadeiramente torna uma pessoa judia e a coloca em aliança com Deus não é a carne nem as coisas naturais, mas é a circuncisão espiritual. Romanos 4 diz que Abraão não foi justificado pela carne, ou seja, por suas próprias obras ou pela circuncisão física, mas pela fé. Várias outras referências do Novo Testamento mostram como o termo “na carne” se refere a estar sob a lei, confiar em coisas externas, e vivir pela habilidade humana.

Filipenses 3:1-10 (ARC) Resta, irmãos meus, que vos regozijeis no Senhor. Não me aborreço de escrever-vos as mesmas coisas, e é segurança para vós. Guardai-vos dos cães, guardai-vos dos maus obreiros, guardai-vos da circuncisão! Porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus no Espírito, e nos gloriamos em Jesus Cristo, e não confiamos na carne. Ainda que também podia confiar na carne; se algum outro cuida que pode confiar na carne, ainda mais eu: circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu, segundo o zelo, perseguidor da igreja; segundo a justiça que há na lei, irrepreensível. Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas e as considero como esterco, para que possa ganhar a Cristo e seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus, pela fé; para conhecê-lo, e a virtude da sua ressurreição, e a comunicação de suas aflições, sendo feito conforme a sua morte…

Filipenses capítulo 3 deixa claro que viver na carne é confiar nas coisas naturais e na justiça própria sob a lei. Viver no Espírito é viver na justiça que vem de Deus pela fé! O livro de Gálatas nos diz o mesmo.

2 comentários sobre “O Que Significa “a Carne” Na Bíblia?
  1. Wilma disse:

    Estudo Maravilhoso e libertador. Benção!!👏🤩

1 Pings/Trackbacks para "O Que Significa “a Carne” Na Bíblia?"
  1. […] Eu escrevi anteriormente um artigo explicando que as escrituras muitas vezes usam o termo “a carne…Paulo disse que a lei produzia todo tipo de desejo pecaminoso nele. Uma suposição incorreta comum é que as escrituras usam “a carne” para falar sobre a condição de sermos propensos ao fracasso porque estamos em corpos humanos. O próprio Paulo disse em Romanos 8:6 que não estamos na carne se pertencemos a Cristo. Esta declaração desafia todo cristão que pensa que “a carne” se refere a um estado pecaminoso que faz com que os cristãos continuem falhando. Obviamente, Paulo não estava dizendo que não estamos mais em nossos corpos humanos! […]

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